‘Não se pode colocar o mesmo preço que você exporta’; fala de Lula para alta dos ovos no Brasil faz sentido?

O presidente da República, Luiz Inácio Lulada Silva, disse, em entrevista a Rádio Tupi FM do Rio Janeiro, que será preciso realizar uma reunião sobre a recente alta dos preços do ovos.
“Quando me falaram que uma caixa com 30 ovos está R$ 40, é um absurdo mesmo. Vamos precisar discutir com os atacadistas para trazer o preço para baixo. O fato de vender em dólar, que está alto, não significa que você precisar colocar para o brasileiro o mesmo preço que você exporta”, ressaltou.
De acordo com Fernando Iglesias, analista de proteína animal da Safras & Mercado, as exportações não tem relação com o aumento dos preços dos ovos.
- Dividendos da Vale (VALE3) mexem com Ibovespa hoje; o que fazer com as ações? Assista ao Giro do Mercado de hoje e fique por dentro das notícias do dia:
“A exportação brasileira é relativamente pequena perto da produção. O que motiva a alta dos preços é uma demanda muito aquecida no mercado interno, até porque as outras proteínas estão caras, e a migração acontece para o ovo. Outro aspecto é o estresse térmico. A alta das temperaturas faz com que as poedeiras produzam menos ovos. Não é a exportação que faz o preço subir”, diz.
O chefe do executivo ainda ressaltou que o preço da carne voltará a cair e que o valor dos alimentos serão menores.
“Na reforma tributária, a cesta básica é isenta, inclusive para carne. Quando você enfrenta o momento que vivemos, não conseguimos controlar os preços do dia para noite. Vamos baratear o custo de vida para o povo”.