Setor Elétrico

Não há possibilidade de racionamento ou blecaute por situação hídrica, diz ministro

07 dez 2020, 19:16 - atualizado em 07 dez 2020, 19:16
Albuquerque disse que não houve qualquer interferência do governo na decisão da reguladora (Imagem: Flickr/Ministério de Minas e Energia)

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, afirmou nesta segunda-feira que não há possibilidade alguma de racionamento de energia ou blecautes no Brasil em função da situação hídrica, em momento em que a escassez de chuvas afeta reservatórios de usinas hidrelétricas no país.

O Operador Nacional do Sistema (ONS) estimou na semana passada que em dezembro as chuvas deverão ficar abaixo da média histórica para o mês nos subsistemas Sudeste, Nordeste e Norte.

Diante da situação hídrica do país que resulta em maior utilização da geração termelétrica, de custo mais elevado e da retomada do consumo, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) reativou o sistema de bandeiras tarifárias, aplicando o nível vermelho patamar 2 neste mês.

Em entrevista coletiva nesta segunda, Albuquerque disse que não houve qualquer interferência do governo na decisão da reguladora.

reuters@moneytimes.com.br