BusinessTimes

“Não elevem seus impostos para pagar pela Covid”, diz OCDE

04 mar 2021, 15:02 - atualizado em 04 mar 2021, 15:02
Os gigantescos déficits públicos que surgiram quando os governos começaram a resgatar suas economias afetadas pela pandemia estão aumentando a pressão –e, em alguns países, a ação– pela via de aumentos de impostos (Imagem: REUTERS/Phil Noble)

Os países devem evitar aumento de impostos para enfrentar a crise da Covid-19, disse a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) nesta quinta-feira, um dia depois de o Reino Unido anunciar planos de aumentar tributos sobre empresas.

Os gigantescos déficits públicos que surgiram quando os governos começaram a resgatar suas economias afetadas pela pandemia estão aumentando a pressão –e, em alguns países, a ação– pela via de aumentos de impostos.

“Não elevem seus impostos para pagar pela Covid”, disse o chefe de política tributária da OCDE, Pascal Saint-Amans, em uma atualização online das atividades de seu departamento.

“É preciso ter certeza de que o aumento da dívida é sustentável ao favorecer crescimento, investimento e ao ter sua política própria. Mas o imposto não é a resposta”, acrescentou.

Embora não tenha citado o Reino Unido, Saint-Amans fez os comentários um dia depois de Londres anunciar que aumentará um imposto sobre grandes empresas de 19% para 25% a partir de 2023, o primeiro acréscimo em quase meio século.

reuters@moneytimes.com.br