CryptoTimes

Não é papel do Banco da Inglaterra proteger bancos comerciais das criptomoedas

13 nov 2020, 14:09 - atualizado em 13 nov 2020, 14:09
BoE Banco da Inglaterra
Tomando uma abordagem diferente da apresentada pelos EUA, o Banco da Inglaterra afirma que bancos comerciais precisam se adaptar ao avanço da tecnologia cripto (Imagem: Reuters/John Sibley)

Sir John Cunliffe, vice-presidente do Banco da Inglaterra (BOE), disse que não é tarefa dos bancos centrais protegerem bancos comerciais de uma possível consequência advinda da proliferação das criptomoedas.

“Nossa tarefa não é proteger os modelos de negócio dos bancos”, afirmou Cunliffe durante um seminário on-line da Universidade de Columbia

Cunliffe disse que credores terão de se ajustar a essas mudanças por conta própria.

Os comentários dele vêm um dia após Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu (BCE), afirmar que tem um “pressentimento” de que a Europa irá avançar no desenvolvimento de um euro digital, apesar de não estar com pressa em fazê-lo.

No seminário desta sexta-feira (13), Cunliffe afirmou que políticos devem acelerar suas iniciativas de analisar as consequências de emitir uma moeda digital emitida por banco central (CBDC).

“[CBDCs] precisam entrar na pauta política bem rápido antes que o setor político descubra que existem desenvolvimentos no setor privado que não se encaixam com as políticas”, alertou ele.

theblock@moneytimes.com.br