Não é mentira: PCE indica arrefecimento da inflação nos EUA e Europa ainda no feriado da Páscoa; confira essas e outras notícias do dia
Leitoras e leitores do Seu Dinheiro,
Pode parecer brincadeira, mas não é. Falo com toda seriedade que me cabe em uma ensolarada segunda-feira de manhã.
A inflação dos Estados Unidos parece ter dado sinais de arrefecimento.
O PCE (sigla em inglês para índice de preços e gastos com consumo), foi divulgado na última sexta-feira (29), enquanto os mercados estavam fechados para o feriado da Sexta-Feira Santa.
Ele é o dado inflacionário preferido do Federal Reserve, o Banco Central dos Estados Unidos, para ajudar na tomada de decisão sobre os juros no país.
E pasmem: a previsão dos analistas era de uma alta de 0,4% em fevereiro, mas o índice avançou 0,3% no mês.
Eu sei, falar algo assim parece piada de 1º de abril. Mas não é.
Pode parecer pouco, mas os investidores buscam quaisquer sinais de melhora nos índices de preços para se antecipar ao tão esperado corte de juros por parte do Fed.
Agora, as atenções se voltam para os números do payroll, o relatório de emprego dos EUA, que deve ser publicado nesta sexta-feira (5). Uma sinalização de estrangulamento do mercado de trabalho pode ser mais um fator para o alívio monetário norte-americano.
Ainda hoje, os investidores encaram a baixa liquidez em virtude da extensão do feriado de Páscoa para as bolsas na Europa.
Por aqui, o Ibovespa acompanha a agenda do presidente Lula, com uma série de reuniões com ministros.
O que você precisa saber hoje
RENDA VARIÁVEL
O mercado errou? Aqui estão os quatro motivos para a queda de mais de 4% do Ibovespa no primeiro trimestre — e o que esperar para o resto do ano. Apesar da frustração do começo de 2024, a bolsa ainda está barata e tem espaço para avançar.
SOE O GONGO
Quem será o herdeiro de Bolsonaro em 2026? Pesquisa revela nome com mais chances contra Lula na próxima eleição. Quando os eleitores são informados que Michelle e Tarcísio teriam apoio explícito de Bolsonaro, eles empatam tecnicamente com o atual presidente da República.
CONTRA NETANYAHU
Israelenses promovem maior protesto desde o início da guerra contra o Hamas em Gaza e pedem eleições antecipadas. Dezenas de milhares de manifestantes foram às ruas em Jerusalém neste fim de semana contra a forma como o governo vem conduzindo o conflito.
ANÁLISE
China encara o mesmo tipo de crise econômica da qual o Japão levou 30 anos para sair – e pode ter ainda mais dificuldade que seus vizinhos. Enquanto o Japão acaba de subir juros pela primeira vez em 17 anos, com bolsa batendo nas máximas, China se vê diante de um colapso no mercado imobiliário – e pode não ter aprendido com os vizinhos.
DÉCIMO ANDAR
O otimismo cauteloso dos FIIs: mercado ainda confere oportunidades — e aqui está uma delas. Índice de Fundos Imobiliários (IFIX) vem silenciosamente renovando máximas em 2024 com queda dos juros, desconto dos FIIs e mudanças da regulação; nosso colunista Caio Araújo conta como aproveitar o momento.
Uma boa semana para você!