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Não é mais pelo prêmio de R$ 1,5 mi: os impactos na carreira de quem entra no BBB

19 jan 2022, 19:14 - atualizado em 19 jan 2022, 19:14
BBB
A edição de 2022 conta com grandes marcas e anunciantes que adquiriram cotas no programa (Imagem: Divulgação Globo)

Se você pudesse me dizer, se você soubesse o que fazer, o que você faria? Aonde iria chegar? Essa é a “Vida Real”, música célebre, interpretada por Paulo Ricardo, que abre o programa Big Brother Brasil da Rede GloboEm formato de reality show o BBB, como é conhecido o programa, pode ser muito bem sintetizado nas questões que sua música-tema apresenta e os impactos na carreira dos participantes são notáveis. 

Segundo Sarah Evelin Santos, fundadora do portal Pretxs na moda e profissional na área de Marketing de Influência, participar do BBB hoje representa muito para a carreira de alguém. Logo, estar nele conta com motivações para além do prêmio de R$ 1,5 milhão que ele promete. Isso é ainda mais evidente para aqueles que entram pelo grupo do Camarote. 

Desde 2020, os participantes são divididos entre o Camarote e a Pipoca. O primeiro abrange convidados como influenciadores digitais, atores, cantores, atletas e outros. O segundo conta com personalidades menos conhecidas selecionadas via processo seletivo.

Se dinheiro não é a questão principal, pelo menos não para alguns, o que leva já famosos a participar? O Marketing de Influência tem a resposta: visibilidade. Santos explica que, para aqueles já conhecidos, o objetivo é ganhar público para além do seu nicho. 

Nesse sentido, você, provavelmente, não sabia quem era Jade Picon até o mês passado, por exemplo, mas agora a jovem influenciadora de sucesso da internet vai chegar até você pela televisão e patrocinadores. Assim, ela cria novos acessos a diferentes nichos. 

Manu Gavassi, participante do BBB 20, fechou contrato com marcas como Samsung e é um exemplo de participante que saiu do programa com um eixo de influência expandido (Imagem: Unsplash/Babak)

Um exemplo consolidado disso é a ex-participante do BBB 20 e cantora Manu Gavassi. A ex-sister expandiu sua fama e visibilidade mesmo não sendo consagrada campeã da sua edição. Gavassi fechou contratos publicitários e patrocínios com diversas marcas, como O Boticário e Samsung, o que afirma como o programa a ajudou a expandir sua influência para além do seu nicho teen e de jovens adultos da internet. 

Dessa forma, tal como o programa, o Marketing de Influência é pautado na identificação e ela é fundamental para tornar alguém campeão nesses casos, pois uma imagem coerente com o que o público quer e uma boa história para contar fideliza quem assiste por meio da admiração. Sendo assim, o BBB virou um trunfo para o marketing, a publicidade e os currículos.