Não deu tempo de preencher a declaração do Imposto de Renda? Tem uma solução; confira
Tic, tac… O prazo para entregar a declaração do Imposto de Renda 2024 está acabando, mas ainda tempo de enviar, mesmo que ela esteja incompleta. Sim, você leu direito.
É melhor entregar o documento incompleto para a Receita Federal do que deixar de prestar conta ao Estado e pagar uma multa de valor mínimo de R$ 165,74, e máximo de 20% sobre o imposto devido, mais juros de mora de 1% ao mês.
- Quer fazer sua declaração do Imposto de Renda sem dor de cabeça? Clique aqui e receba gratuitamente no seu e-mail o Guia de IR 2024.
O diretor-executivo da Confirp Consultoria Contábil, Richard Domingos, alerta que estes últimos dias de entrega são os que mais podem dar problemas, já que muitas pessoas acabam deixando para última hora, o que sobrecarrega o sistema.
Segundo os dado da própria Receita, até esta quarta-feira (29), 35.452.781 declarações já foram entregues, o que equivale a 81% das 43 milhões dos documentos esperados para este ano.
“A situação se agrava, pois muitas pessoas acharam que seria mais simples a declaração neste ano, por causa da declaração pré-preenchida. Contudo, ao baixar essa declaração, percebem que a mesma está incompleta, faltando várias informações, precisando de atenção redobrada. Nessa hora que os contribuintes que deixaram para última hora entram em desespero por não localizarem parte de seus documentos”, explica o executivo.
- O que acontece se você não declarar seu Imposto de Renda? Veja as consequências de arrumar problemas com a Receita Federal e prepare-se, pois a temporada de IR 2024 já começou:
Por isso, Domingos sugere que uma alternativa é a entrega do material incompleto e depois a realização de uma declaração retificadora. “Diferente do que muitos pensam, a entrega desta forma não significa que a declaração irá automaticamente para a malha fina. Porém, depois da entrega, é preciso retificar o material com muito mais cuidado, pois, as chances serão maiores”, explica.
O executivo lembra que o prazo para retificar a declaração é de cinco anos, mas ele ressalta que o importante é que o contribuinte realize o processo rapidamente, para não correr o risco de cair na malha fina.
Passo a passo para declarar o Imposto de Renda 2024
Confira o passo a passo de por onde começar, conforme instruções da Receita Federal:
Passo 1: escolha a plataforma
Você pode realizar a declaração do IR por diferentes plataformas. Veja:
- Declaração online: preencha e envie a declaração direto pela internet. Para acessar, você precisará de uma conta gov.br com nível prata ou ouro;
- Programa para computador: baixe e instale o programa do imposto de renda no seu computador para preencher e enviar a declaração à Receita Federal;
- Celular ou tablet: instale o app disponível na App Store ou Google Play para preencher e enviar a declaração pelo seu celular ou tablet.
Passo 2: escolha o meio para iniciar a declaração deste ano
- Pré-preenchida: se você tem uma conta gov.br, nível prata ou ouro, a Receita aponta que esta é a melhor opção. Com ela, você inicia a declaração com vários campos já preenchidos com informações de fontes pagadoras, médicos, entre outros.
- Declaração com base na anterior: você pode iniciar o preenchimento com base na declaração do ano anterior. Informações como fontes pagadoras, bens e deduções serão importadas, mas precisarão ser atualizadas (disponível apenas pelo programa).
- Declaração em branco: neste caso você inicia do zero. Se desejar, durante o preenchimento você pode importar informações sobre rendimentos e deduções médicas pelo menu “Importar” do programa do imposto de renda.
Passo 3: revisão e envio
Escolha o desconto
Após o preenchimento completo da declaração, é preciso escolher a forma de desconto:
- Os descontos legais levam em consideração suas despesas para reduzir o valor a pagar de imposto;
- Já o desconto simplificado aplica um único desconto padrão de 20% sobre os rendimentos.
Confira o resultado
A Receita Federal explica que, quando o valor calculado de imposto a pagar for menor do que o imposto que já foi pago, existe direito à restituição. Neste caso, indique sua conta bancária ou Pix via CPF para receber a restituição.