Não caia nessa: 5 setores que devem perder do Ibovespa em 2020
É óbvio, mas não custa lembrar: dizer que a Bolsa vai subir novamente em 2020 não é o mesmo que afirmar que todas as ações o farão. Por isso, tão importante, quanto escolher os papéis mais promissores, é saber onde não colocar seu dinheiro, sob o risco de ficar para trás, seja por uma rentabilidade menor, seja por queda nos preços.
A dúvida não atormenta apenas pobres mortais, mas também investidores profissionais. A XP Investimentos, por exemplo, ouviu 36 gestores de fundos para identificar os setores que devem apresentar desempenho inferior ao do Ibovespa no ano que vem.
O destaque foi o setor financeiro e de seguros, apontado por 42% dos entrevistados. Isso não significa dizer que os bancos brasileiros estão à beira da falência, mas que os juros baixos tornarão seus lucros menos brilhantes – e, por tabela, os dividendos dos acionistas.
O setor de alimentos e bebidas, citado por 39% dos gestores, ficou em segundo lugar, seguido pelas empresas de petróleo e gás. Novamente, isso não quer dizer que essas empresas vão, necessariamente, descarrilhar. Significa, apenas, que o potencial de valorizarão ficará aquém de outros segmentos.
Veja, a seguir, os cinco setores que devem apresentar um retorno abaixo do Ibovespa em 2020, segundo os gestores ouvidos pela XP.