Não caia na Black Fraude: 6 dicas para descobrir se um desconto é verdadeiro
Uma das épocas mais esperadas para os consumidores está chegando, a Black Friday. O evento, que veio dos Estados Unidos, acontece na última sexta-feira de novembro (29) e garante descontos em diversas varejistas.
Apesar disso, o evento também é apelidado como “Black Fraude”, devido aos golpes e tentativas de enganar os consumidores. Contudo, existem algumas maneiras para se proteger na hora de fazer suas comprar.
- Quais são as top “Money Picks” para este mês? O Money Times ouviu analistas de toda a Faria Lima para descobrir; veja aqui o resultado
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), quadrilhas aproveitam a época de megaliquidação no varejo para cometer crimes. Algumas abordagens comuns são a criação de páginas falsas que simulam e-commerce, promoções fraudulentas e perfis falsos em redes sociais.
Além disso, a Febraban alerta que é possível que os consumidores recebam promoções falsas enviadas por e-mails, SMS e mensagens de WhatsApp. Dessa forma, a federação traz algumas dicas para se proteger da “Black Fraude”.
6 dicas para descobrir se um desconto é verdadeiro na Black Friday
O diretor da Comissão Executiva de Prevenção a Fraudes da FEBRABAN, Adriano Volpini, alertou que o consumidor deve redobrar os cuidados para fazer suas compras. Para isso, seguem algumas dicas:
- Verifique o endereço (URL) para garantir que se trata do site que deseja acessar. Fraudadores utilizam-se de “links patrocinados” para ganhar visibilidade nos resultados de buscas;
- Dê preferência para fazer as comprar em sites conhecidos;
- Verifique a reputação de sites não conhecidos, lendo comentários de clientes que já utilizaram as plataformas;
- Fique atento ao e-mail do remetente: empresas de grande porte não utilizam contas privadas como @gmail, @hotmail ou @terra e entidades públicas sempre usam @gov.br ou @org.br;
- Desconfie das promoções cujos preços sejam muito menores que o valor real do produto. Criminosos se utilizam da empolgação dos consumidores para aplicar golpes;
- Não preencha formulários com dados pessoais para ter acesso às promoções da Black Friday;
Vale ressaltar também que é importante fazer a comparação de valores em outros sites e ficar atento ao valor anterior do produto.