Não caia na ‘Black Fraude’: 5 dicas para descobrir se um desconto é verdadeiro
A Black Friday ocorre oficialmente hoje, 25 de novembro, e apesar das antecipações de promoções durante todo o mês, descontos especiais são prometidos para esta sexta-feira. Contudo, para não cair na “Black Fraude”, é preciso tomar alguns cuidados na hora de comprar.
Com a intenção de compra dos consumidores, que neste ano abrange ainda itens relacionados à Copa do Mundo, bem como a antecipação das compras de Natal, conforme aponta pesquisa da Méliuz, é preciso atenção com os preços e sites em que a compra será realizada.
Dessa forma, o Money Times reuniu as principais dicas de diferentes especialistas e órgãos de defesa do consumidor para aproveitar descontos verdadeiros e fugir da Black Fraude.
5 dicas para saber se um desconto é verdadeiro
1 – Atenção ao preço anterior dos produtos
O especialista em educação financeira, Eduardo Trigueiro, explica que a primeira coisa a fazer é checar os preços dos produtos antes da Black Friday, buscando qual era, de fato, o preço anterior e, assim, ter certeza de que será feito um bom negócio ao comprá-lo na data específica do dia 25.
2 – Comprar em sites confiáveis
O Site Confiável montou um ranking com os 12 e-commerces mais confiáveis para quem vai aproveitar as ofertas da Black Friday. Todos eles têm mais de 20 anos de funcionamento – com exceção da Dafiti, que tem 12 anos.
Além disso, o ranking considera se o site é verificado, reputação da loja no Reclame Aqui e se possui certificação SSL.
Veja os sites mais confiáveis para não cair na Black Fraude
- Americanas
- Magazine Luiza
- Casas Bahia
- Extra
- Submarino
- Netshoes
- Dafiti
- Compra Certa
- Ponto Frio
- Shoptime
- Carrefour
- Amazon
3 – Identificar sites falsos
A dica da plataforma Cuponation é comprar em site populares, além de checar no Google e no Reclame Aqui se há alguma má ocorrência e sempre olhar a URL do site; se não tiver o nome do e-commerce, é falso.
4 – Consultar a lista de sites a serem evitados
O Procon-SP tem uma lista de sites a serem evitados, pois tiveram reclamações de consumidores registrada no , foram notificados, não responderam ou não foram encontrados. Confira.
5 – Comparar preços
É possível adquirir um mesmo produto em diferentes e-commerces e varejos, sendo assim, comparar os preços é fundamental para identificar não apenas se o desconto é verdadeiro, mas qual é o mais vantajoso.
Existem diversos aplicativos que comparam os preços de produtos e que podem ser utilizados para evitar a Black Fraude. Veja:
- Buscapé
- Zoom
- Escolha Segura
- Escorrega o Preço
- Busca Preço
Guia para evitar a Black Fraude
Confira ainda o compilado de dicas para evitar golpes e se planejar para compras que valem a pena nesta Black Friday.
As dicas do Proteste para economizar na data:
- Escolher com antecedência os produtos e monitorar os preços ao longo dos dias próximos à Black Friday, com auxílio de sites de comparação de preços;
- Pesquisar o mesmo produto em diferentes sites ou lojas físicas, aqui sites de comparação de preços também auxiliam;
- Se cadastrar em newsletter promocionais dos sites em que tem produtos de interesse;
- Atenção ao custo do frete cobrado pelos e-commerces;
- Pagar pelo produto à vista, quando possível, e principalmente quando é oferecido desconto.
Veja as dicas do Procon-SP:
- Checar os dados do fornecedor antes de qualquer compra de produto ou contratação de serviços;
- Caso a empresa tenha loja física, checar no Google Maps se o endereço realmente mostra o estabelecimento;
- Consultar o CNPJ da empresa na Receita Federal e avaliar se a empresa não foi criada há poucos dias;
- Consultar a lista de sites que devem ser evitados, pois tiveram reclamações de consumidores registrada no Procon-SP, foram notificados, não responderam ou não foram encontrados;
- Evitar links enviados por e-mai, WhatsApp e SMS.
Confira as dicas da plataforma Cuponation:
- Verificar se há mais de uma etiqueta: nas compras em lojas físicas, verifique se há uma etiqueta original embaixo da etiqueta nova com o possível desconto e confira ambos os preços para saber se está sendo enganado ou não;
- Pesquisa antecipada: em compras online, fazer uma pesquisa em grandes sites dias antes do evento e comparar preços de um mesmo produto;
- Identificar sites falsos: a dica aqui é comprar em site populares, checar no Google e no Reclame Aqui se há alguma má ocorrência e sempre olhar a URL do site; se não tiver o nome do e-commerce, é falso.
As dicas da Febraban:
- Dê preferência aos sites conhecidos e verifique a reputação dos que não são tão conhecidos assim, buscando comentários de clientes que já utilizaram as plataformas;
- Não usar nunca um computador público ou de um estranho, para efetuar compras ou colocar os dados bancários;
- Usar softwares e aplicativos originais e manter o antivírus atualizado;
- Verificar as formas de pagamento oferecidas pelo e-commerce e desconfiar se existirem poucas opções;
- Checar as políticas de troca e devoluções da loja.
Siga o Money Times no Facebook!
Conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Clique aqui e comece a seguir a página do Money Times no Facebook!