Rússia

“Nada de terrível acontecerá” se Rússia for expulsa do G20, diz Kremlin

25 mar 2022, 7:46 - atualizado em 25 mar 2022, 7:46
“O formato do G20 é importante, mas nas circunstâncias atuais, quando a maioria dos participantes estiver em estado de guerra econômica conosco, nada de terrível acontecerá”, disse Peskov (Imagem: Sputnik/Sergey Guneev/Kremlin via REUTERS)

O Kremlin afirmou nesta sexta-feira que nada de terrível acontecerá se os Estados Unidos e seus aliados conseguirem expulsar a Rússia do Grupo dos Vinte (G20), porque muitos dos membros do G20 estão em guerra econômica com Moscou de qualquer forma.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, comentou as declarações do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que disse preferir que a Rússia seja retirada do G20 depois de Moscou enviar dezenas de milhares de tropas para a Ucrânia.

“O formato do G20 é importante, mas nas circunstâncias atuais, quando a maioria dos participantes estiver em estado de guerra econômica conosco, nada de terrível acontecerá”, disse Peskov aos repórteres, ao responder a uma pergunta sobre a possível expulsão da Rússia do grupo.

Peskov disse que o mundo é muito mais diversificado do que os Estados Unidos e a Europa e previu que os esforços dos EUA para isolar Moscou, que ele disse que até agora só tinham sido parcialmente eficazes, fracassariam.

Ele disse que alguns países estavam adotando uma abordagem mais sóbria em relação à Rússia e não queimando pontes com ela e que Moscou iria construir novas direções políticas em todas as áreas.

reuters@moneytimes.com.br