Eleições

Na véspera do 7 de setembro, propaganda de Lula fala em recuperar bandeira e “verde e amarelo”

06 set 2022, 16:29 - atualizado em 06 set 2022, 16:29
Lula
A nossa bandeira é nossa pátria. Pátria amada. Não é de quem propaga ódio e quer armar o povo, nem de racistas preconceituosos (Imagem: REUTERS/Carla Carniel)

O programa eleitoral na tevê do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta terça-feira, véspera do Bicentenário da Independência, teve o mote de recuperar a bandeira nacional e o “verde e amarelo”, que têm sido símbolos dos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) nos últimos anos.

“A nossa bandeira é nossa pátria. Pátria amada. Não é de quem propaga ódio e quer armar o povo, nem de racistas preconceituosos. O verde e amarelo pertence a todas as cores desse país”, afirma texto narrado pela atriz Marieta Severo na propaganda petista.

“Ela é minha, é sua. Ela é esperança e vai voltar a tremular no alto, no mundo, enchendo de orgulho seu único dono: o povo brasileiro.”

“Bandeira Para Mentir”

No programa, que foi ao ar na véspera do feriado de 7 de Setembro, quando se comemorará 200 anos da Independência do Brasil, Lula também aparece afirmando que a data deve ser celebrada “com alegria e união por todos os brasileiros. Infelizmente não é o que acontece hoje”.

“Eles usam nossa bandeira para mentir, pregar o ódio e incentivar a venda de armas”, afirma o ex-presidente na propaganda petista.

Bolsonaro, que está em segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto atrás de Lula, tem convocado apoiadores às ruas no feriado em uma tentativa de mostrar força diante de seus constantes embates com o Poder Judiciário e das frequentes alegações falsas sobre o sistema eleitoral.

7 de Setembro?

Os presidentes do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, se encontraram nesta terça-feira, véspera do feriado, mas não falaram publicamente sobre o 7 de Setembro, dia em que estão previstos desfiles cívico-militares e atos em defesa de Bolsonaro, e que devem questionar a atuação da Suprema Corte.

A poucos dias de deixar o comando do STF, Fux esteve no gabinete de Pacheco para participar de uma solenidade de entrega de uma proposta de modernização dos processos tributário e administrativo feita por uma comissão de juristas.

Na saída, o presidente do STF fez um pronunciamento sobre o trabalho realizado e saiu sem comentar qualquer outro assunto, mesmo sendo questionado por jornalistas.

Parabéns Para Você

Sem eventos externos de campanha nesta terça, Lula participou de reunião de coordenação de campanha em um hotel na zona sul de Sâo Paulo e, num trecho aberto à imprensa, fez um discurso.

Mas, no início da reunião, as atenções voltaram-se para a presidente do PT, Gleisi Hoffman, aniversariante do dia, com os presentes cantando o tradicional “Parabéns para você” para a deputada que, mesmo completando 57 anos, disse que seria ela a dar o presente.

“Hoje o pão de queijo e o café são por minha conta”, brincou, em vídeo divulgado na conta de Lula no Twitter.

Siga o Money Times no Facebook!

Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar