Na onda do McDonald’s, Burger King é notificado pelo Procon-SP por Whopper Costela que não tem costela
O Burger King foi notificado pelo Procon-SP na última segunda-feira (2) devido ao lanche Whopper Costela, que não é servido com costela.
A empresa tem até o dia 6 de maio para apresentar explicações sobre a composição e a campanha publicitária realizada.
Dessa forma, o Procon-SP divulgou que o Burger King deverá apresentar a tabela nutricional do lanche, com a composição de cada um dos ingredientes (carne, molhos, aditivos, dentre outros) e documentos que comprovem os testes de qualidade realizados, demonstrando o processo de manipulação, acondicionamento e tempo indicado para consumo.
“O Procon-SP tem olhado com preocupação a publicidade de produtos alimentícios que destacam um determinado ingrediente que não faz parte da composição daquele produto ou que não tem o ingrediente na sua composição principal. Nesse caso específico do Burger King, o consumidor compra o sanduíche acreditando que irá ingerir a carne da costela, ou seja, o consumidor é levado a erro”, explica Guilherme Farid, diretor executivo do Procon-SP.
Repercussão do Burger King
A rede de fast-food admitiu que o lanche Whopper Costela não possui costela após um vídeo viralizar no TikTok. Nele, o internauta mostra a letra miúda da propaganda do Burger King.
@seusdireitosWHOPPER COSTELA DO BURGUER KING TEM COSTELA SUINA NO HAMBÚRGUER? ?♬ som original – FERNANDO CHAGAS | ADVOGADO
Em nota enviada à imprensa, o BK disse que sempre comunicou com clareza em todos os seus materiais de comunicação a composição do hambúrguer presente no sanduíche, feito com base de carne de porco com aroma de costela.
A companhia comentou ainda que a transparência para com os clientes é um valor fundamental e inegociável.
“Todas as informações sobre a composição do produto podem ser facilmente identificadas nas peças publicitárias, cardápios e demais materiais oficiais do Burger King”, diz a empresa.
Entretanto, a empresa pode receber multa devido ao caso.
“Se ficar comprovado que houve indução do consumidor a erro, a empresa pode ser multada por publicidade enganosa em até 11,6 milhões de reais”, avisa Farid.
Caso McDonald’s
O McDonalds’s também recebeu notificação do Procon-SP, devido ao McPicanha sem picanha, no dia 28 de abril.
A rede também precisou apresentar explicações sobre a composição e veiculação das campanhas publicitárias.
Em comunicado, a companhia se desculpou com os consumidores por ter gerado dúvidas a respeito dos sanduíches. A decisão veio depois de a empresa ser questionada pelo Procon e pelo Conar sobre marketing enganoso.
Após a polêmica, o McDonald’s tirou o McPicanha do cardápio.
*Com informações de Bruno Andrade
Receba as newsletters do Money Times!
Cadastre-se nas nossas newsletters e esteja sempre bem informado com as notícias que enriquecem seu dia! O Money Times traz 8 curadorias que abrangem os principais temas do mercado. Faça agora seu cadastro e receba as informações diretamente no seu e-mail. É de graça!