Canadá segue México e também anuncia acordo com Trump para suspender tarifas por 30 dias
O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, anunciou nesta segunda-feira (3) um acordo com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que suspende as tarifas de 25% sobre os produtos canadenses e de 10% sobre o setor de energia, pelo período de 30 dias. O acordo foi na mesma linha — e termos — com o México, também firmado hoje.
Na rede social X, antigo Twitter, Trudeau afirmou que teve uma “boa conversa com o presidente Trump”.
I just had a good call with President Trump. Canada is implementing our $1.3 billion border plan — reinforcing the border with new choppers, technology and personnel, enhanced coordination with our American partners, and increased resources to stop the flow of fentanyl. Nearly…
— Justin Trudeau (@JustinTrudeau) February 3, 2025
Em troca da suspensão tarifária, o acordo com os EUA prevê a implementação de um reforço na fronteira do Canadá com novos helicópteros, tecnologia e pessoal, coordenação aprimorada e recursos aumentados para interromper o fluxo de fentanil. O plano custará cerca de US$ 1,3 bilhão aos cofres canadenses.
Segundo Trudeau, cerca de 10.000 funcionários ficaram na linha de frente na proteção da fronteira.
Além disso, o Canadá está assumindo novos compromissos para nomear um Czar do Fentanil. “Listaremos cartéis como terroristas, garantiremos olhos 24 horas por dia, 7 dias por semana na fronteira, lançaremos uma Força de Ataque Conjunta Canadá-EUA para combater o crime organizado, o fentanil e a lavagem de dinheiro”, disse o primeiro-ministro em postagem no X.
Trump também afirmou que está “satisfeito com o resultado inicial” e confirmou que tarifas anunciadas no último sábado serão pausadas por um período de 30 dias. Segundo ele, a suspensão imediata foi necessária para “se ter um acordo econômico final com o Canadá pode ser estruturado”, em sua rede social Truth.
- Trump cumpre ameaças e ‘tarifaço’ para Canadá e México derruba mercados globais; confira no Giro do Mercado como se posicionar para proteger seus investimentos
Acordo com dos EUA com o México
Mais cedo, a presidente do México, Claudia Sheinbaum, anunciou um acordo com Trump, para pausar tarifas de 25% durante um mês.
- CONFIRA: Vitória do México: Claudia Sheinbaum anuncia acordo com Trump para pausar tarifas de 25% por um mês
Neste final de semana, o governo americano confirmou tarifas de 25% para produtos provenientes do Canadá e México; além de 10% para os importados da China.