Internacional

Canadá segue México e também anuncia acordo com Trump para suspender tarifas por 30 dias

03 fev 2025, 19:17 - atualizado em 03 fev 2025, 19:18
Primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau 01/02/2025 REUTERS/Patrick Doyle
Primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau 01/02/2025 REUTERS/Patrick Doyle

O primeiro-ministro do CanadáJustin Trudeau, anunciou nesta segunda-feira (3) um acordo com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que suspende as tarifas de 25% sobre os produtos canadenses e de 10% sobre o setor de energia, pelo período de 30 dias. O acordo foi na mesma linha — e termos — com o México, também firmado hoje.

Na rede social X, antigo Twitter, Trudeau afirmou que teve uma “boa conversa com o presidente Trump”.

Em troca da suspensão tarifária, o acordo com os EUA prevê a implementação de um reforço na fronteira do Canadá com novos helicópteros, tecnologia e pessoal, coordenação aprimorada e recursos aumentados para interromper o fluxo de fentanil. O plano custará cerca de US$ 1,3 bilhão aos cofres canadenses.

Segundo Trudeau, cerca de 10.000 funcionários ficaram na linha de frente na proteção da fronteira.

Além disso, o Canadá está assumindo novos compromissos para nomear um Czar do Fentanil.  “Listaremos cartéis como terroristas, garantiremos olhos 24 horas por dia, 7 dias por semana na fronteira, lançaremos uma Força de Ataque Conjunta Canadá-EUA para combater o crime organizado, o fentanil e a lavagem de dinheiro”, disse o primeiro-ministro em postagem no X.

Trump também afirmou que está “satisfeito com o resultado inicial” e confirmou que tarifas anunciadas no último  sábado serão pausadas por um período de 30 dias. Segundo ele, a suspensão imediata foi necessária para “se ter um acordo econômico final com o Canadá pode ser estruturado”, em sua rede social Truth.

 

Acordo com dos EUA com o México

Mais cedo, a presidente do MéxicoClaudia Sheinbaum, anunciou um acordo com Trump, para pausar tarifas de 25% durante um mês.

Neste final de semana, o governo americano confirmou tarifas de 25% para produtos provenientes do Canadá México; além de 10% para os importados da China.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Jornalista formada pela PUC-SP, com especialização em Finanças e Economia pela FGV. É repórter do MoneyTimes e já passou pela redação do Seu Dinheiro e setor de análise politica da XP Investimentos.
liliane.santos@moneytimes.com.br
Jornalista formada pela PUC-SP, com especialização em Finanças e Economia pela FGV. É repórter do MoneyTimes e já passou pela redação do Seu Dinheiro e setor de análise politica da XP Investimentos.
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar