Na China, existem três mil caixas eletrônicos que convertem yuan digital em dinheiro físico
Mais de 3 mil caixas eletrônicos em Pequim foram disponibilizados com um dispositivo que converte o yuan digital da China, também conhecido como e-CNY, em dinheiro físico, e vice-versa.
Segundo um informe da agência de notícias Xinhua desta sexta-feira (18), a agência do Banco Industrial e Comercial da China (ICBC, na sigla em inglês) em Pequim ativou o dispositivo em 3 mil caixas eletrônicos.
Isso pode ser considerado mais um sinal de que o país está ampliando seus testes contínuos de e-CNY, com objetivo de alcançar o lançamento completo.
O Banco Agrícola da China (ABC), um dos quatro maiores bancos comerciais estatais do país, ativou dez caixas eletrônicos com o mesmo dispositivo, no distrito de Wangfujing, uma grande área de negócios e de compras em Pequim.
O Banco Agrícola chinês começou a testar o dispositivo em janeiro, em Shenzhen, quando a cidade estava em sua segunda rodada da campanha de “loteria” de yuan digital.
Já o ICBC deu início aos testes do mesmo dispositivo, em fevereiro, em dez caixas eletrônicos, na capital Pequim. Na época, o The Block exibiu um vídeo em que mostrava o modo de funcionamento do dispositivo.
A capital chinesa conduziu, recentemente, sua segunda “mega-sena” de e-CNY, em que distribuiu 40 milhões de yuans digitais, cerca de US$ 6,3 milhões.
De modo geral, seis cidades chinesas – Shenzhen, Suzhou, Pequim, Chengdu, Changsha e Xangai – já conduziram 11 rodadas de loterias de yuan digital, desde outubro do ano passado, que somaram mais de 250 milhões de yuans digitais, equivalentes a, aproximadamente, US$ 40 milhões.
A loteria mais recente em Xangai expandiu consideravelmente o alcance, ao aumentar o número de beneficiados pela loteria para 350 mil cidadãos. Em todos os testes anteriores, a quantidade de beneficiados pela loteria estava limitada a 200 mil residentes em cada um deles.