Na Bolsa, o impacto milionário da greve dos pilotos e comissários
O anúncio da greve de pilotos e comissários impulsionou a quedas das ações das aéreas Gol (GOLL4) e Azul (AZUL4) nesta sexta-feira (19).
No pregão, as empresas perderam juntas R$ 289 milhões em valor de mercado, segundo levantamento do Trade Map.
Gol teve baixa de R$ 146 milhões em valor de mercado, a R$ 2,565 bilhões, e Azul perdeu R$ 143 milhões em valor de mercado, a R$ 3,424 bilhões.
A ação da Gol recuou 5,4%, a R$ 6,13, e a da Azul caiu 4,1%, a R$ 9,44 – patamares menores até mesmo que o do ápice da pandemia -, ajudando a empurrar o Ibovespa para uma queda de 0,85% no pregão.
O assessor de investimentos da FutureInvest, Henrique Miranda, destaca que as ações do setor aéreo foram penalizadas pelo anúncio da greve hoje.
Nos últimos meses, diz, os papéis refletem o impacto negativo do aumento do preço dos combustíveis. “Isso comprime as margens”, lembra.
“Repassar [os preços] para os consumidores não é algo simples, principalmente em ambiente mais recessivo e de retomada das operações após a covid”, afirma.
No entanto, diz Miranda, a queda mais recente do petróleo pode trazer algum alívio para Azul e Gol, permitindo, segundo ele, as negociações em torno da greve.
“Mas não há saída muito clara [para o alívio de longo prazo das áreas] porque o setor depende de elementos que estão fora do controle da empresas”, comenta.
Greve no setor aéreo
Pilotos e comissários prometem a greve para a segunda (19), das 6h até as 8h, nos aeroportos de São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Porto Alegre, Brasília, Belo Horizonte e Fortaleza
O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) informou que os aeronautas farão a paralisação somente por duas horas em respeito à sociedade e aos usuários do sistema de transporte aéreo.
Com isso, todas as decolagens iniciarão após às 8h.
Voos com órgãos para transplante, enfermos a bordo, e vacinas, não serão paralisados.
A decisão pela paralisação foi tomada após frustração das negociações da renovação da convenção coletiva de trabalho.