Entretenimento

Na Argentina, crise econômica faz shows de Taylor Swift saírem por uma ‘pechincha’; entenda

05 jun 2023, 18:49 - atualizado em 05 jun 2023, 18:49

 

Crise econômica da Argentina faz shows de Taylor Swift valerem pechinha para detentores do dólar

Taylor Swift chega na América do Sul no fim do ano para promover a sua nova turnê, chamada Eras Tour. Antes das três apresentações no Brasil, a cantora-compositora norte-americana tem duas datas em Buenos Aires.

Mas um detalhe da passagem de Taylor por terras portenhas está sendo destacado por fãs americanos da cantora. Segundo eles, é possível bancar o preço de uma viagem completa à cidade com a revenda de um único ingresso nos Estados Unidos.

Por lá, a cantora preparou um calendário com mais de 50 datas em grandes estádios, com alguns ingressos sendo vendidos a US$ 1 mil.

Devido ao câmbio extremamente desvalorizado da moeda argentina, vis-à-vis o dólar, os US$ 1 mil de um ingresso na turnê norte-americana seriam suficientes para bancar uma entrada premium, além de custear quase a totalidade de um voo para a capital argentina.

O conteúdo compartilhado por milhares de “swifties” (como são chamados os fãs da Taylor) americanos gerou reação dos fãs argentinos, que pedem aos americanos que não venham para os shows.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A crise  de hiperinflação

A desvalorização da moeda local se agravou nos últimos tempos, à medida que o país mergulha mais e mais em uma severa crise de hiperinflação. De acordo com os dados medidos em abril, a inflação oficial da Argentina já ultrapassa os três dígitos, o que demandou diversas medidas emergenciais do governo na economia.

Entre elas, está a intervenção do Banco Central argentino no câmbio oficial. A atuação da autoridade monetária em prol da estabilidade da moeda local deixa o peso “supervalorizado”.

Na prática, isso tem estimulado a negociação da divisa em câmbios paralelos, utilizados por turistas para consumir localmente.

Taylor Swift no Brasil

O primeiro concerto de Taylor Swift no Brasil será no Rio de Janeiro, em 18 de novembro, no estádio Nilton Santos. Já em São Paulo, ocorre nos dias 25 e 26 de novembro, no Allianz Parque. Além da estrela principal, Sabrina Carpenter é a convidada para os shows de abertura da turnê.

Em 2020, Taylor Swift passaria pelo Brasil com a turnê “Lover Fest”. No entanto, com a pandemia, o evento foi cancelado.

Dessa forma, quem adquiriu ingressos para os shows de 2020 podem utilizá-los como crédito para os shows deste ano, a partir da próxima terça-feira (6) até às 23h59 de quarta-feira (7), ou até enquanto durarem os estoques.