BusinessTimes

Musk dá pistas sobre nova geração de veículos Tesla

01 mar 2023, 20:35 - atualizado em 01 mar 2023, 20:35
Tesla
Musk mostrou um gráfico da projeção da Tesla para a frota elétrica no futuro (Imagem: Patrick Pleul/Pool via REUTERS)

A Tesla reduzirá os custos de montagem de veículos pela metade, disseram engenheiros a investidores nesta quarta-feira, enquanto o presidente-executivo da empresa, Elon Musk, deu pistas que uma nova geração de veículos elétricos da montadora está a caminho.

A expectativa é que Musk apresente um plano para fabricar um veículo elétrico menor e mais acessível, que ampliaria o apelo de sua marca e afastaria a concorrência. Ele mostrou um slide com indicações de dois modelos futuros, mas ainda sem detalhes.

Entre para o Telegram do Money Times!

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!

Porém, o bilionário concentrou o início da apresentação na sede da Tesla em Austin, Texas, com uma introdução do “Plano Mestre 3” da empresa para um “futuro de energia sustentável”. “Existe um caminho claro para uma Terra totalmente sustentável com abundância”, disse Musk. “A economia eletrificada exigirá menos mineração do que a economia atual.”

Os executivos então passaram para o assunto dos veículos, dizendo que a picape Cybertruck está chegando neste ano.

O engenheiro-chefe, Lars Moravy, disse que a empresa espera construir seus veículos de próxima geração pela metade do custo dos atuais Model 3 ou Model Y.

Musk mostrou um gráfico da projeção da Tesla para a frota elétrica no futuro. O slide mostrou os modelos existentes da fabricante, incluindo o caminhão Semi, como parte de um mercado projetado em 440 milhões de veículos.

O bilionário exibiu o Cybertruck e um modelo futuro, sem detalhes, como parte de um mercado de 300 milhões de veículos.

Um outro modelo adicional desconhecido, menor e encapado, foi mostrado como parte do maior mercado em sua projeção: 700 milhões de veículos.

A captura do mercado de massa é fundamental para a meta da Tesla de aumentar as entregas em 15 vezes – para 20 milhões de veículos – até 2030. Para isso, a Tesla terá que melhorar sua tecnologia de baterias, que Musk chamou de “fator limitante fundamental” para a transição à energia sustentável.

Musk também pode descrever planos para atualizar os veículos mais vendidos da empresa, depois que a Reuters revelou o “Projeto Júpiter” para renovar o SUV Model Y.

reuters@moneytimes.com.br