Musk acredita que mercado de robôs da Tesla será maior que carros elétricos
Para o presidente da Tesla (TSLA) e homem mais rico do mundo, Elon Musk, o braço de robôs de sua companhia será ainda maior do que o de carros elétricos.
Musk afirmou aos investidores da companhia na última quarta-feira que o projeto Optimus Human Robot “é a coisa mais importante” em que a Tesla estará trabalhando neste ano.
Segundo a Bloomberg, os robôs humanóides “serão importantes para lidar com a escassez de mão de obra nos Estados Unidos, e seu primeiro uso será nas próprias fábricas da Tesla.
“A Optimus tem potencial para ser mais significativo do que o negócio de veículos a longo prazo”, disse ele.
A primeira vez que Musk apresentou o produto foi em agosto passado, quando um humano vestido de robô fez uma rotina de dança em um evento, a fim de mostrar “os esforços de inteligência artificial da Tesla”.
“A base da economia é o trabalho”, disse Musk na quarta-feira. “Então, o que acontece se você não tiver realmente uma escassez de mão de obra? Não tenho certeza do que uma economia significa nesse ponto. É disso que se trata a Optimus.”
Os resultados da Tesla
Na semana passada, a Tesla afirmou que os problemas da cadeia de suprimentos devem continuar neste ano, após divulgar receita trimestral recorde que superou estimativas de Wall Street.
As ações caíram 2,7% nas negociações do after-market na quarta-feira passada.
A receita subiu para 17,72 bilhões de dólares no quarto trimestre, ante 10,74 bilhões um ano antes.
Analistas esperavam que a fabricante de veículos elétricos reportasse receita de 16,57 bilhões de dólares, segundo dados da Refinitiv.
A montadora mais valiosa do mundo entregou um número recorde de veículos, apesar dos revezes na cadeia de suprimentos.
“Nossas fábricas estão funcionando abaixo da capacidade há vários trimestres, já que a cadeia de suprimentos se tornou o principal fator limitante, o que provavelmente continuará em 2022”, disse a Tesla em comunicado.
A Tesla disse que sua nova fábrica em Austin começou a produção do Model Y no fim de 2021 e que planeja iniciar as entregas após a certificação final, sem detalhar o prazo.
A empresa disse que pretende maximizar a produção de sua fábrica na Califórnia além de 600 mil veículos por ano.
A Tesla se saiu melhor do que a maioria das montadoras no gerenciamento de problemas da cadeia de suprimentos, usando chips menos escassos e ajustando softwares rapidamente.
A Tesla enfrenta desafios de aumentar a produção em duas novas fábricas neste ano com mudanças tecnológicas, bem como restrições na oferta de baterias e outras cadeias de suprimentos.
*Com Reuters