Museu da Bolsa: São Paulo inaugura espaço dedicado ao mercado de capitais
Foi inaugurado nesta sexta-feira (12) o Museu da Bolsa do Brasil, que passará a integrar as opções do circuito cultural e histórico turístico do centro antigo da cidade de São Paulo. O espaço foi instalado em um prédio onde funciona a Ibovespa.
O MUB3 propõe uma reflexão sobre o passado, o presente e o futuro do mercado de capitais brasileiro e sua influência econômica, cultural e social no país. A exposição inaugural apresenta em detalhes a colaboração da Bolsa para a formação do país e uma diversificada programação educativa.
Outra proposta do espaço é contribuir para a educação financeira e incentivar o interesse do público pelo mundo dos investimentos.
O público é direcionado para uma jornada de conhecimento que se inicia no ambiente de uma praça pública em 1890, local onde as pessoas costumavam se reunir para vender ou comprar ativos em importantes centros econômicos, como São Paulo e Rio de Janeiro.
Na sequência, uma nova ambientação destaca as características de um escritório mercantil da época, contextualizando o período de fundação da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, da Bolsa Livre e da Bolsa de Fundos Públicos de São Paulo, além de apresentar a figura do corretor oficial e o surgimento do mercado agro e de títulos.
Entre os destaques estão uma réplica do painel de negociações dos anos 1970, imagens dos últimos pregões presenciais realizados e o emblemático telefone sem fio usado pelos corretores até o final dos anos 2000.
O visitante tem a oportunidade de participar do tradicional toque de campainha da Bolsa, em uma réplica do púlpito que é palco das cerimônias de listagem e comemorações da B3.
Serviço
Localização: Rua Quinze de Novembro, 275, mezanino – Centro Histórico – São Paulo, SP. Horário: de segunda a sexta e nos 2ºs e 4ºs sábados do mês, das 9h às 17h.
Entrada gratuita
Público-alvo: população em geral e comunidade escolar: estudantes e professores, universitários, pesquisadores.
Acessibilidade: audioguia, videolibras, obras e maquetes táteis, legendas em fonte ampliada e braile, rampas e banheiros acessíveis.
Entre para o grupo do Money Times no Telegram!
Você acessa as notícias em tempo real e ainda pode participar de discussões relacionadas aos principais temas do Brasil e mundo. Entre agora para o nosso grupo no Telegram!