Saúde

Mundo pode controlar a pandemia em poucos meses, diz chefe da OMS

19 abr 2021, 18:36 - atualizado em 19 abr 2021, 18:36
Tedros Adhanom
“Temos as ferramentas para controlar esta pandemia em questão de meses, se as aplicarmos de forma consistente e equitativa”, disse Tedros (Imagem: Fabrice Coffrini/Pool via REUTERS)

O mundo pode controlar a pandemia global de Covid-19 nos próximos meses, desde que distribua os recursos necessários de forma justa, disse o chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, em entrevista coletiva nesta segunda-feira.

A ativista de combate à mudança climática Greta Thunberg, que participou da entrevista como convidada a partir da Suécia, criticou o “nacionalismo da vacina”, e disse não ser ético que os países ricos priorizem a vacinação de seus cidadãos mais jovens antes dos grupos vulneráveis nos países pobres e em desenvolvimento.

“Temos as ferramentas para controlar esta pandemia em questão de meses, se as aplicarmos de forma consistente e equitativa”, disse Tedros.

No entanto, ele também expressou preocupação com a “taxa alarmante” de disseminação da Covid-19 em pessoas com idade entre 25 e 59 anos em todo o mundo, possivelmente devido a variantes muito mais contagiosas.

“Demorou nove meses para chegar a um milhão de mortes; 4 meses para chegar a 2 milhões e 3 meses para chegar a 3 milhões”, afirmou.

Thunberg disse que, embora uma em cada quatro pessoas em países de alta renda já tenha sido vacinada contra a Covid-19, apenas uma em mais de 500 pessoas em países mais pobres recebeu uma dose.

“O nacionalismo da vacina é o que está comandando a distribuição da vacina”, disse. “A única coisa moralmente certa a fazer é priorizar as pessoas mais vulneráveis, quer vivam em um país de alta renda ou de baixa renda”.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar