Multiplan (MULT3) volta às origens com projeto imobiliário de bilhões
Menos de dois anos atrás, a Multiplan (MULT3) anunciou um investimento audacioso na casa dos bilhões, juntando shopping e o setor imobiliário.
A empresa lançou o projeto Golden Lake, em Porto Alegre (RS), mostrando que estava de volta às origens como incorporadora. Isso porque, na década de 1970, a Multiplan surgiu para atuar no ramo de imóveis.
Porém, com a situação econômica da época, a empresa migrou para o consumo e lançou em 1979 o primeiro empreendimento da marca: o BH Shopping, na capital mineira.
“Cinco anos após o nosso nascimento, abrimos o primeiro shopping. Nós crescemos no segmento de alta renda, mas sem perder a expertise imobiliária”, diz o vice-presidente de finanças e relações com investidores da Multiplan, Armando D’Almeida, em entrevista ao Money Times.
Projeto de bilhões
D’Almeida conta que o Golden Lake é um projeto de longo prazo, que deverá levar de cinco a dez anos para ficar totalmente pronto, “dependendo do cenário econômico”, pondera. Os investimentos chegam a R$ 2,5 bilhões, enquanto soma um valor geral de vendas (VGV) de R$ 5 bilhões, “em uma conta simples”, esclarece.
“É um projeto único. Você cria um bairro que tem tudo ali. Tem toda uma infraestrutura de frente para o [rio] Guaíba“, comenta, destacando a localização do projeto na capital gaúcha. A entrega da primeira fase do projeto está prevista para o fim de 2024, na qual terá quatro torres e 34 mil metros quadrados.
No fim do ano passado, a Multiplan fez o pré-lançamento da a segunda fase do Golden Lake (Lake Eyre) e inaugurou o “Main Lake”, um lago navegável de quase cinco mil metros quadrados na área central do projeto.
Multiplan explora projetos multiuso
D’Almeida observa que a Multiplan não perdeu o “expertise” dos projetos multiuso que, para ele, são famosos no mundo inteiro. Porém, pouco explorados no Brasil.
“A empresa, com o DNA de incorporadora e desenvolvendo shoppings, começou com esses projetos nos anos 1980. Sempre tivemos um braço imobiliário ativo”, reforça.
Ele ainda conta que, na década de 1990, a companhia desenvolveu uma torre comercial ao lado do MorumbiShopping, em São Paulo, e tem projetos com formato parecido também no Rio de Janeiro. “O Golden Lake tem esse mesmo espírito. Ficamos um tempo sem lançar esses projetos, sendo o último em 2013. Voltamos em 2021”, acrescenta.
Na visão do executivo da Multiplan, projetos que aliam shoppings e segmentos do setor imobiliário são importantes impulsionadores de valores.
“A gente olha para um projeto que seja economicamente sustentável. Um shopping traz muita valorização para o seu entorno. Ele continua sendo um catalisador de crescimento das regiões”, observa.