Multa com 40% de desconto vai começar a valer em SP; saiba como aproveitar
A multa de trânsito com desconto de 40% poderá ser aproveitada por motoristas e donos de veículos de São Paulo. Isso porque o governador, Tarcísio Gomes de Freitas, anuncia nesta quarta-feira (15) a adesão do estado ao Sistema Nacional de Notificação Eletrônica (SNE).
Com isso, as notificações e documentos referentes às multas serão entregues via aplicativo, de maneira completamente digital. Ainda, o cadastro na SNE viabiliza desconto de 40% no pagamento de multas.
Para usufruir do desconto, é preciso que as multas que sejam pagas até a data limite de vencimento, caso o usuário opte por não apresentar defesa prévia, nem recurso, reconhecendo o cometimento da infração.
- Entre para o Telegram do Money Times! Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!
A princípio, em São Paulo, o desconto só será válida para multas emitidas por agentes do Detran-SP. Sendo assim, as infrações aplicadas por fiscais da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e por policiais do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), não estão passíveis de desconto.
Como pagar multa com 40% de desconto
Para pagar multa com 40% de desconto, é preciso ter cadastro na CNE, por meio da Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou através do Portal de Serviços da Secretária Nacional de Trânsito (Senatran). Veja o passo a passo em cada caso, segundo o portal do Governo.
Carteira Digital de Trânsito (CDT):
Faça login no aplicativo instalado no celular e clique em “Infrações”. Após isto, selecione se deseja consultar:
- infrações por infrator;
- infrações por veículo.
Na tela do seu celular, aparecerá uma mensagem que diz “Aderir ao SNE”. Você deverá clicar nessa mensagem, preencher seus dados e clicar em “Aderir”.
Vale destacar que a CDT é integrada com a SNE, dessa forma, pelo aplicativo é possível receber as notificações de forma eletrônica e acompanhar todas as informações sobre a infração. Ainda, permite realizar a indicação de outro condutor responsável pela infração, quando for o caso.
Portal de Serviços da Senatran:
Após fazer o login no Portal de Serviços, você deverá localizar no canto esquerdo da página o bloco “Sistema de Notificação Eletrônica (SNE)” e clicar em “Minha Adesão ao SNE”.
Na próxima tela, preencha seus dados pessoais e clicar em “Aderir”. Você receberá um e-mail para ativar seu cadastro e deverá confirmar a veracidade das informações preenchendo os dados do campo “Documentação”.