Investimentos

Mulheres ainda investem menos do que os homens, mas aportes são maiores; entenda

08 mar 2023, 9:00 - atualizado em 07 mar 2023, 16:15
Emprego Trabalho Mulheres
Enquanto as mulheres tendem a manter seus investimentos por mais tempo, os homens pulam de um investimento para o outro (Imagem: Unsplash)

O número de mulheres investidoras na Bolsa de Valores (B3) mais que triplicou no recorte até o início deste ano, passando de cerca de 400 mil, em 2019, para aproximadamente 1 milhão e 400 mil em 2023.

Contudo, o total ainda é pequeno quando comparado aos homens, representando apenas 22,83% do total de investidores na bolsa.

As informações são de um levantamento da própria B3, que mostra que 4 milhões e 706 mil, ou 77,11%, representam o investidores do gênero masculino.

Mulheres tem aportes maiores

Ainda assim, de acordo com a B3, em julho de 2022, último período disponibilizado pela instituição, o valor mediano do primeiro investimento das mulheres na bolsa foi de R$ 463, enquanto o dos homens foi de R$ 71.

A educadora financeira Simone Sgarbi diz que as mulheres tendem a estudar mais a respeito de investimentos, antes de efetivamente começarem a aplicar. Com isso, apesar de não estarem acostumadas a investir, o primeiro aporte delas costuma ser mais arrojado do que o realizado pelos homens.

Sgarbi tem uma cartela de clientes composta 85% por mulheres, e ela pontua que enquanto as mulheres tendem a manter seus investimentos por mais tempo, os homens pulam de um investimento para o outro. Para Sgarbi, isso se deve a questões culturais.

Ela explica que os homens foram mais incentivados a se arriscarem desde cedo, enquanto as mulheres foram relegadas ao papel de cuidadoras. Para a educadora financeira, não é de estranhar que isso se reflita também no modo de investir.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Graduanda em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá. Tem experiência cobrindo mercados, ações, investimentos, finanças, negócios, empreendedorismo, franquias, cultura e entretenimento. Ingressou no Money Times em 2021.
janaina.silva@moneytimes.com.br
Linkedin
Graduanda em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá. Tem experiência cobrindo mercados, ações, investimentos, finanças, negócios, empreendedorismo, franquias, cultura e entretenimento. Ingressou no Money Times em 2021.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar