BusinessTimes

Mulher mais rica da Índia: Ela pediu demissão aos 49 anos e hoje tem empresa avaliada em US$ 11 bilhões

29 abr 2022, 12:39 - atualizado em 29 abr 2022, 12:39
Empresa Nykaa
A mulher mais rica da Índia, Falguni Nayar, fez sua fortuna com a empresa de moda e beleza Nykaa (Imagem: Reprodução/ Facebook Nykaa)

A mulher mais rica da Índia, Falguni Nayar, fundadora da grife de moda e beleza Nykaa, com um patrimônio estimado em US$ 4,5 bilhões, segundo a Forbes, graças ao sucesso de sua empresa, que abriu seu capital em novembro.

Nayar foi consultora de investimentos por 19 anos no principal banco da Índia, o Kotak Mahindra Bank, deixou de ser funcionária para se tornar empreendedora uma ano antes de completar 50 anos.

Durante esse tempo como assalariada, trabalhou em colaboração com a elite empresarial indiana, incluindo seu chefe, Uday Kotak, o respeitado bilionário fundador do banco.

Já, como diretora administrativa da subsidiária Kotak Investment Banking, conheceu dezenas de indianos empreendedores, incluindo o agora bilionário Harsh Mariwala, da empresa de bens de consumo Marico e Ajay Bijli, da rede de cinemas PVR. Foi ela quem os ajudou a abrir o capital de suas empresas.

Sua história no mundo dos negócios

Sua história como empreendedora é pautada no protagonismo.

“Você tem que ser o ator principal da sua vida”, diz Nayar, que fundou a primeira loja em 2012.

Ela investiu US$ 2 milhões (R$ 9,2 milhões) nos primeiros anos, junto com o marido, Sanjay Nayar, CEO da gigante americana de private equity KKR, de acordo com a Forbes.

O casal tem uma história de amor e negócios. Eles se conheceram por frequentar o mesmo grupo de estudos no prestigiado instituto de estudos sobre administração, Indian Institute of Management em Ahmedabad.

Para as empreendedoras, a empresária reforça a importância do protagonismo e aconselha: “deixe os holofotes da sua vida estarem em você.”

Isso é nítido em sua própria jornada, tendo hoje uma empresa avaliada em US$ 11 bilhões e que tem o nome derivado da palavra em sânscrito “Nayaka”, que significa “aquele que está no centro das atenções”.

A empresa

A Nykaa, empresa de Nayar, vende 4 mil marcas, de sprays a cremes para a pele até saias, todas disponíveis online e nas suas 102 lojas em 45 cidades. Ela se tornou lucrativa no ano fiscal encerrado em março de 2021. Oito meses depois, a marca abriu o capital, como revelou a Forbes, o que a fez ser uma das raras startups a obter lucro antes de fazer esse movimento.

O IPO de US$ 13 bilhões já foi superado 82 vezes. Mesmo que as ações tenham sofrido uma surra desde então, Nayar ainda tem US$ 5,9 bilhões, graças à participação de 53% que ela divide com o marido e com as filhas gêmeas de 31 anos Anchit e Adwaita, que administram os negócios online e de moda da Nykaa.

Quando suas filhas estavam na faculdade nos EUA, em Columbia e Yale, em uma visita ela se tornou uma cliente fiel da Sephora, rede mundial de lojas de cosméticos, porque a equipe a ajudou a descobrir quais produtos eram certos para ela em vez de tentar vender produtos que não precisava.

Ela sentiu que era isso que a Índia precisava para o segmento de beleza, mas percebeu que teria que criar o mercado de beleza online no país do zero com o objetivo de fazer uma curadoria de uma variedade de produtos autênticos para os indianos, público que não tinha acesso a marcas internacionais.

Como está a empresa hoje

Hoje vários bilionários têm um pedaço da Nykaa como o magnata de commodities de Hong Kong, Harry Banga, e Rishabh Mariwala, filho do indiano bilionário Harsh Mariwala. Grandes investidores institucionais como a TPG, a Fidelity e a Steadview Capital Management do Reino Unido também detêm participações.

Em 2018, ela entrou no ramo de vestuário com a Nykaa Fashion. Atualmente, a empresa também vende produtos de higiene masculinos (como óleo de barba e colônias) e artigos de decoração, além de ter uma plataforma B2B vendendo para varejistas.

Analistas consultados pela Forbes dizem que a Nykaa se mantém relevante por levar mais marcas ao mercado indiano constantemente.

“Estamos construindo um negócio para o longo prazo”, disse Nayar para a Forbes. A empresa está usando os US$ 85 milhões da nova emissão de ações durante o IPO para abrir novos armazéns e lojas.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar