Quer saber o que comprar agora na Bolsa? Receba as melhores dicas do Brasil

Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Mukesh Ambani, homem mais rico da Ásia, oferece TVs de graça para vencer rivais

Bloomberg - 05/09/2019 - 9:11
Tv
Bilionário indiano quer atrair usuários para filmes e programas de entretenimento via Internet (Imagem: Valter Campanato/agência Brasil)

Três anos depois de entrar no mercado indiano de telefonia móvel com ligações e dados gratuitos, o bilionário Mukesh Ambani está de volta.

Desta vez, o homem mais rico da Ásia está distribuindo televisores para atrair usuários para filmes e programas de entretenimento via Internet. O magnata estreia em um negócio repleto de concorrentes, como operadoras de telefonia móvel e gigantes como  Netflix (NFLX34)e Amazon (AMZO34).

O pacote de banda larga JioFiber, de Ambani, com previsão de lançamento nesta quinta-feira em toda a Índia, inclui um televisor de alta definição e decodificadores, sem nenhum custo para assinantes anuais vitalícios.

A oferta da Reliance Jio Infocomm, a gigante de telefonia móvel do magnata, inclui assinaturas para a maioria dos serviços de streaming premium, com preços a partir de 700 rupias (cerca de US$ 10) por mês.

A promoção segue o dado de que a Jio formalmente subiu para o 1º lugar no ranking de serviços sem fio. A oferta de ligações gratuitas e dados baratos atraiu centenas de milhões de assinantes e desafiou rivais como Bharti Airtel e Vodafone Idea, que estão atoladas em dívidas.

A Airtel, financiada pelo magnata Sunil Mittal e pela Idea, do bilionário Kumar Mangalam Birla, também tenta atrair usuários oferecendo acesso ao conteúdo de TV e filmes.

Para conseguir expandir no negócio de streaming contra concorrentes com recursos, como Netflix, Amazon.com e o Hotstar, da Disney, a Jio precisará ir além da oferta de acesso mais barato por meio de serviços agregados, disse Shailesh Kapoor, fundador e presidente da consultoria Ormax Media, com sede em Mumbai.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

Até agora, a empresa de telecomunicações dependeu de alianças com produtores de TV e cinema para fornecer conteúdo em seus pacotes de serviços.

O JioFiber também incluirá filmes que podem ser vistos pelos assinantes no mesmo dia em que estrearem nos cinemas, disse Ambani em discurso para divulgar o plano em 12 de agosto. Essa parte do serviço será lançada a partir do segundo semestre de 2020, disse.

O JioFiber, que, segundo Ambani, está sendo oferecido por “menos de um décimo das taxas globais”, também pode abalar o mercado de streaming se a Jio produzir seu próprio conteúdo e contratar os melhores talentos para isso, disse Kapoor.

Última atualização por Lucas Simões - 05/09/2019 - 9:11