Muito além de PETR4 e BBAS3: Mudanças na Lei das Estatais impactam CMIG4, SBSP3 e CSMG3?
As mudanças na Lei das Estatais, aprovadas na noite de terça-feira (13) pela Câmara, abalou, principalmente, as ações de Petrobras (PETR3; PETR4) e Banco do Brasil (BBAS3), que figuravam entre as maiores baixas desta quarta (14). Cemig (CMIG4), Sabesp (SBSP3) e Copasa (CSMG3) também caíam, porém a queda era mais branda.
Por volta das 12h30, CMIG4, SBSP3 e CSMG3 recuavam 1,06%, 1,78% e 1,39%, respectivamente, enquanto PETR3, PETR4 e BBAS3 desvalorizavam 7,32%, 6,69% e 4,21%.
De acordo com o PhD em contabilidade e COO da Economatica/TC, Felipe Pontes, essa discrepância é explicada por Cemig, Sabesp e Copasa serem estatais controladas por governos estaduais, com vieses menos populista do que o próximo governo federal.
“Olhando para o histórico dos próximos governadores de Minas Gerais — cede de Cemig e Copasa — e São Paulo — responsável pela Sabes —, avalio o risco como sendo menor para estas, quando comparamos com a Petrobras e Banco do Brasil, que já sofreram no passado com a gestão de governo petista”, afirma Pontes.
Apesar disso, o especialista ressalta que as estatais ainda estão na margem de risco das mudanças na Lei das Estatais. Segundo ele, a ameaça é não só de haver, mais facilmente, a troca de cargos por apoio político, como também um aumento de gastos com publicidade e propaganda para fins políticos e eleitoreiros.
É hora de deixar CMIG4, SBSP3 e CSMG3?
Para Cemig, o mercado diz que trata-se de uma boa empresa, num bom mercado, mas que talvez não seja a hora de montar posição. O consenso do TradeMap mostra que oito corretoras recomendam manter as ações, e somente três indicam a compra.
Já em relação à Copasa, assim como a outra estatal mineira, “talvez não valha a pena correr esse risco”, diz Pontes. A ação tem seis indicações de manter a posição e quatro de compra no consenso do TradeMap.
O especialista da Economatica afirma que a alta do risco geral da economia brasileira desde a eleição suporta os argumentos.
Por fim, a Sabesp é a que o mercado está mais otimista, porque se posiciona como a mais fácil de privatizar. SBSP3 recebe 14 recomendações de compra e duas para manter.
O que muda na Lei das Estatais?
O projeto que foi aprovado na Câmara dos Deputados altera:
- os gastos com publicidade e propaganda, ampliando de 0,5% da receita operacional bruta para 2%; e
- a quarentena de políticos, de 60 meses e para 1 mês.
A mudança promovida ainda precisa passar pelo Senado.