payroll

Muito acima das expectativas, payroll registra 517 mil novos postos de trabalho em janeiro

03 fev 2023, 10:47 - atualizado em 03 fev 2023, 10:49
EUA, payroll, trabalho
Payroll: resultado ficou acima da expectativa do mercado de criação de 190 mil postos de trabalho. (Imagem: Shutterstock)

Os Estados Unidos criaram 517 mil vagas em janeiro, segundo o relatório de emprego (payroll) divulgado nesta sexta-feira (03) pelo Departamento do Trabalho do país. O resultado ficou acima da expectativa do mercado de criação de 190 mil postos de trabalho.

Os dados do payroll de dezembro foram revisados para cima, mostrando a criação de 260 mil vagas, de mais 233 mil postos de trabalho na leitura original, sinalizando que o mercado de trabalho nos EUA segue forte. Os dados podem levar o Federal Reserve a manter o ciclo de altas das taxas de juros.

“Um mercado de trabalho altamente aquecido pode pressionar o Fed e fazer com que seja revisto seu plano de política monetária para ajustes de rota, inclusive voltando a considerar subir os juros além do previsto. É algo que pode preocupar e refletir negativamente no mercado, no curto prazo, causando volatilidade e incerteza”, afirma Carlos Vaz, CEO da Conti Capital.

Segundo o relatório, o crescimento foi generalizado, liderado pelos ganhos em lazer e hotelaria, atividades profissionais e serviços empresariais e cuidados de saúde. O emprego também aumentou no governo.

Com isso, a taxa de desemprego nos EUA caiu para 3,4% em janeiro, ante previsão de recuo a 3,5%. Por sua vez, a taxa de participação da população na força de trabalho teve ligeira alta, indo de 62,3% em dezembro para 62,4% em janeiro.

Em relação aos rendimentos, os ganhos médios por hora do trabalhador americano subiram 0,3% em janeiro ante dezembro e avançaram 4,4% em relação a janeiro de 2022, equivalente a US$ 33,03 por hora, em média.