ImóvelTimes

Mudança de ticker, FIIs têm ou não valores a receber da Americanas (AMER3)?; o que movimentou fundos imobiliários hoje

26 jan 2023, 19:18 - atualizado em 26 jan 2023, 19:18
Fundos imobiliários FIIs imóveis São Paulo Avenida Paulista
Fundos imobiliários tiveram dia negativo na B3, enquanto os presentes na lista de credores da Americanas comentam valores (Imagem: Money Times/ Márcio Juliboni)

O índice de fundos imobiliários (Ifix) da B3 acelerou as perdas ao longo do pregão desta quinta-feira (26) e fechou em queda de 0,25%, aos 2.809 pontos, renovando o menor patamar do ano em mais um dia de baixa liquidez para os FIIs.

No pregão, o destaque de alta foi o fundo Votorantim Logística (VTLT11), de 2,09%. Na outra ponta, o Rio Bravo Ifix (RBFF11) teve a maior queda, de 2,66%, devolvendo parte dos ganhos de 4,90% registrados na véspera.

Fundos imobiliários comentam lista da Americanas

Mais um fundo que faz parte da lista de credores da Americanas (AMER3) quebrou o silêncio. Há pouco, o XP Log (XPLG11) esclareceu que a varejista não tem dívidas relacionados à aluguéis e que o vencimento de janeiro, relativo ao mês passado, está quitado.

Na lista da Americanas, consta o valor de R$ 849.445,05 atrelado ao fundo. Porém, o XP Log alega que apura a natureza do crédito, dado que o aluguel de janeiro deste ano vencerá em fevereiro, não podendo falar em inadimplência.

Sobre a exposição à Americanas, o XP Log diz que o imóvel tem especificações técnicas de elevado padrão e está com valor de locação dentro dos parâmetros praticados pelo mercado da região em que se encontra.

Além disso, os ativos têm plenas condições para uma reinserção no mercado e absorção por terceiros caso a Americanas devolva os imóveis.

Hoje, o VBI Logístico (LVBI11), que tem 70% de participação na Aratulog Armazenagem – empresa que também aparece na lista de credores da Americanas -, também disse que não há valores devidos pela locação do galpão logístico na Bahia pela varejista. O documento mostra um crédito de R$ 871.938,78 em nome da Aratulog.

FII muda código de negociação

Hoje foi dia de mudanças. As cotas do fundo imobiliário Riza Arctium Real Estate passaram a ser negociadas com o código (ticker) RZAT11 e não mais como ARCT11.

No primeiro dia de negócios, o RZAT11 fechou em queda de 0,78%.

Mais pessimismo com a construção civil

O Índice de Confiança da construção civil caiu 1,7 ponto em janeiro, aos 93,6 pontos, atingindo o menor nível desde março de 2022, quando alcançou 92,9 pontos. Em médias móveis trimestrais, o índice recuou 2,4 pontos.

O dado foi divulgado hoje pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV). 

Segundo o Ibre/FGV, os empresários da construção começam o ano mais pessimistas do que em relação ao último trimestre de 2022.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Jornalista mineira com experiência em TV, rádio, agência de notícias e sites na cobertura de mercado financeiro, empresas, agronegócio e entretenimento. Antes do Money Times, passou pelo Valor Econômico, Agência CMA, Canal Rural, RIT TV e outros.
flavya.pereira@moneytimes.com.br
Linkedin
Jornalista mineira com experiência em TV, rádio, agência de notícias e sites na cobertura de mercado financeiro, empresas, agronegócio e entretenimento. Antes do Money Times, passou pelo Valor Econômico, Agência CMA, Canal Rural, RIT TV e outros.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar