AgroTimes

MT tem 406 propriedades com gado bovino aptas a exportar para UE, diz Indea

05 jan 2023, 13:25 - atualizado em 05 jan 2023, 13:25
Boi Gordo Carnes Agronegócio
Mato Grosso tem cerca de 33 milhões de cabeças de gado bovino e aproximadamente de 5,7 milhões estão no Sisbov (Imagem: Reprodução/Embrapa)

Mato Grosso soma 406 propriedades com gado bovino rastreados e aptos para exportação a países mais exigentes, como os integrantes da União Europeia (UE).

O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea/MT) aponta, em nota, que o Estado tem o maior rebanho rastreado dentro do Sistema Brasileiro de Identificação Individual de Bovinos e Búfalos (Sisbov), do Ministério da Agricultura e Pecuária.

“No Brasil, há 1.335 propriedades inscritas no Sisbov, ou Eras (Estabelecimento Rural Aprovado no Sisbov), como são conhecidas. Quase um terço delas (30%) estão concentradas em Mato Grosso, isto é, fazendas com animais rastreados”, diz o Indea.

Mato Grosso tem cerca de 33 milhões de cabeças de gado bovino e aproximadamente de 5,7 milhões estão no Sisbov.

Os animais rastreados são, em sua maioria, nelore ou cruzamento com a raça.

Apesar de ser uma atribuição do Ministério da Agricultura e Pecuária, em Mato Grosso o Indea também realiza as auditorias de certificação e habilitação para exportação. Somente em 2022 foram realizadas 58 auditorias.

“Para habilitação da propriedade, é necessária a aprovação em auditoria realizada pelo Serviço Veterinário Oficial (SVO), pelos auditores do Ministério da Agricultura e Pecuária e do Indea, no caso de Mato Grosso. Esta é uma exigência da União Europeia. Para a manutenção desta habilitação, é preciso o acompanhamento periódico e aprovação na auditoria de acompanhamento”, explica o veterinário e fiscal do Indea, Aruaque Lotufo.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar