ImóvelTimes

MRV&Co (MRVE3) tem pequena alta de vendas e lançamentos no 1º tri, com destaque para AHS

18 abr 2022, 18:34 - atualizado em 18 abr 2022, 18:34
MRV MRVE3
Segundo o co-presidente da MRV&Co Rafael Menin, essa queda reflete o fato de o governo federal não ter atualizado adequadamente os valores dos imóveis elegíveis para o programa (Imagem: Money Times/ Gustavo Kahil)

A MRV&Co (MRVE3) teve modesta alta do volume financeiro de vendas e de lançamentos no primeiro trimestre, com o robusto desempenho de sua unidade nos Estados Unidos, AHS, compensando a queda forte no segmento de baixa renda no Brasil.

A construtora com sede em Minas Gerais anunciou nesta segunda-feira que seus lançamentos de janeiro a março somaram um volume geral de vendas (VGV) de 1,735 bilhão de reais, alta residual de 1,4% ante mesma etapa de 2021.

Por um lado, os lançamentos da AHS partiram da base zero no começo do ano passado para 684 milhões de reais nos primeiros três meses de 2022, refletindo a demanda ainda forte no mercado norte-americano antes de um ciclo de alta do juro pelo Federal Reserve para conter a alta da inflação.

Por outro lado, aqui no Brasil os lançamentos ligados ao programa habitacional federal Casa Verde e Amarela, ainda a principal linha de negócios da empresa, tiveram queda de 38,8%.

O número de unidades lançadas nesse nicho caiu à metade.

Segundo o co-presidente da MRV&Co Rafael Menin, essa queda reflete o fato de o governo federal não ter atualizado adequadamente os valores dos imóveis elegíveis para o programa.

“Nos últimos seis anos, a inflação no setor foi de cerca de 50%”, afirmou ele à Reuters. “Só recentemente, o governo fez um reajuste de 10%, o que deixa o programa totalmente desenquadrado em relação ao preços de mercado”.

Por isso, Menin projeta que aproximadamente apenas metade dos cerca de 350 mil imóveis que o governo orçou para este ano devem ser efetivamente lançados no mercado.

Em vendas, a MRV&Co cresceu 7,6% no trimestre na comparação anual, para 1,743 bilhão de reais, com as vendas da AHS indo de zero para 221 milhões de reais, enquanto o segmento de imóveis populares no Brasil apontou queda de 7,1%, a 1,495 bilhão de reais.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento.

E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, e muito mais. Clique aqui e siga agora nosso perfil!

mrv by André Torres on Scribd

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar