MP da Paraíba denuncia ex-governador Ricardo Coutinho
O Ministério Público da Paraíba apresentou nesta segunda-feira à Justiça denúncia contra o ex-governador da Paraíba Ricardo Coutinho (PSB) e outras 24 pessoas, sob acusação de formarem organização criminosa suspeita de praticar uma série de crimes como corrupção e lavagem de dinheiro por meio de organizações sociais na área de saúde e de contratos fraudulentos na educação.
O MP disse em nota que o grupo mantinha “um modelo de governança regado por corrupção e internalizado nos bastidores dos Poderes Executivo e Legislativo do Estado da Paraíba, o qual se destacou, com maior intensidade, a partir da ascensão do denunciado Ricardo Vieira Coutinho ao governo estadual”.
Os promotores informam que está investigando o envolvimento de “outros agentes políticos, administrativos e econômicos que contribuíram para a concretização dos desvios de recursos públicos, de modo que a multiplicidade de seus atores, certamente demandará aditamentos ou novas denúncias”.
No dia 17 de dezembro, a Polícia Federal havia deflagrado uma operação destinada a desarticular esquema de desvio de recursos da saúde na Paraíba, e a Justiça determinou a prisão preventiva de Coutinho e o cumprimento de mandado de busca e apreensão contra o atual governador, João Azevêdo (sem partido), disse uma fonte com conhecimento da ação.
O ex-governador, que estava fora do país, foi preso dois dias depois após desembarcar no Rio Grande do Norte. Posteriormente, uma liminar do Superior Tribunal de Justiça (STJ) mandou soltá-lo.
A reportagem tenta contato com a defesa de Coutinho para comentar a denúncia.