Movimento que conta com Magalu, XP e outras lança curso de tecnologia gratuito para pessoas negras
O Movimento pela Equidade Racial (MOVER), que nasceu da junção de empresas que assumiram o compromisso público de atuar de forma conjunta e propositiva no combate ao racismo estrutural, lança nesta segunda-feira (24) um curso de formação na área de tecnologia exclusivo para pessoas negras.
Em parceria com a Descomplica, edtech brasileira de ensino à distância, serão disponibilizadas 3 mil vagas para bolsas de estudo com foco em Desenvolvimento Web, Arquitetura e Fundamentos de Redes de Computadores.
O MOVER é atualmente composto por 47 empresas como Alcoa, Aliansce Sonae, Ambev, Americanas S.A., Arcos Dorados-McDonald’s, Atento, Bain & Company, BRF, Cargill, Coca-Cola Brasil, Colgate-Palmolive, CSN, Danone, Descomplica, DHL Supply Chain, Diageo, Disney, EF, General Mills, Gerdau, GPA, Grupo Carrefour Brasil.
Heineken, JBS, Kellogg, Klabin, Kraft Heinz, L’Oréal Brasil, Lojas Renner, Magalu, Manserv, Marfrig, MARS, Michelin, Mondelëz International, Moove, Nestlé, PepsiCo, Petz, RD – Raia Drogasil, Sodexo, Tenda Atacado, UnitedHealth Group, Vale, Via e 3M e XP Inc. também fazem parte.
A iniciativa foi idealizada a partir de uma pesquisa da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (BRASSCOM).
A pesquisa identificou que, mesmo considerando a previsão de abertura de 158 mil vagas por ano na área de T.I, mais de 100 mil ainda não serão preenchidas. Uma das razões para essa lacuna é a falta de mão de obra qualificada no mercado.
O curso terá duração de 15 semanas. A formação requer apenas 10 horas semanais, o que possibilita aos alunos adaptar as aulas às suas rotinas.
Entre as matérias, estão Coaching e planejamento de carreira; Organização e produtividade remota; Arquitetura de computadores e Rede de computadores.
As primeiras, de soft skills, objetivam formar profissionais prontos para o dia a dia do trabalho e as necessidades do mercado atual.
Além disso, as turmas terão acesso a comunidade e tutoria via Discord ou Telegram, e receberão o certificado de conclusão ao final do curso.
Para se inscrever, basta acessar o site e preencher um formulário com dados cadastrais e um teste de personalidade, que, de acordo com a iniciativa, priorizará as pessoas que tenham resiliência e disponibilidade.
As inscrições vão até dia 24 de novembro. Elas passarão por uma triagem que selecionará os alunos que irão ganhar o curso.
Prêmio Os + Admirados da Imprensa!
O Money Times é finalista em duas categorias do Prêmio Os + Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças. O site concorre na categoria Canais Digitais e com o jornalista Renan Dantas na categoria Jornalistas Mais Admirados. Deixe seu voto aqui!