Motoristas em Manhattan podem pagar preços de congestionamento em abril de 2024
A cidade de Nova York pode começar a cobrar dos motoristas que viajam para as principais partes de Manhattan a partir de abril de 2024.
O plano de tarifação de congestionamento – o primeiro desse tipo nos EUA – deve obter a aprovação final no próximo mês. Ele cobrará dos motoristas E-ZPass que dirigem ao sul da rua 60, o distrito comercial central da cidade, até US$ 23.
A Autoridade Metropolitana de Transportes, que administra as linhas de metrô, ônibus e trens suburbanos da cidade, divulgou na sexta-feira uma avaliação ambiental final do plano que inclui novas concessões para motoristas de baixa renda, bem como motoristas de Uber e Lyft.
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A agência de trânsito prevê que o Departamento de Transporte dos EUA dará a aprovação final após um período de análise pública de 30 dias, um marco significativo que permitirá o início da construção dos pórticos de pedágio.
“O preço do congestionamento significa menos tráfego, ar mais limpo, ruas mais seguras, melhor trânsito”, disse Janno Lieber, diretor executivo do MTA, durante uma coletiva de imprensa sobre o plano na quinta-feira.
Funcionários da MTA esperam que o preço do congestionamento traga US$ 1 bilhão em novas receitas por ano, com as quais a agência se comprometerá a levantar US$ 15 bilhões. Esses fundos ajudarão a financiar grandes projetos de capital, como a expansão do metrô da Second Avenue para o Harlem, a atualização do sistema de sinalização do metrô e a adição de mais elevadores e escadas rolantes às estações para torná-las acessíveis.
Um Conselho de Revisão de Mobilidade de Tráfego de seis membros determinará a estrutura de pedágio específica e os descontos ou isenções. Os motoristas que usam o E-ZPass podem pagar até US$ 23 durante o horário de pico e US$ 17 fora do horário de pico. Mas a avaliação ambiental final inclui concessões.
Carros de passageiros, táxis e veículos de aluguel como Uber e Lyft seriam cobrados apenas uma vez por dia.
“A solução da MTA para compartilhamento de viagens seria um pesadelo logístico inviável”, disse um porta-voz da Lyft em comunicado por e-mail. “Em vez de sobrecarregar ainda mais os motoristas, o MTA deve reconhecer que nossa indústria já paga há anos uma taxa de congestionamento e se concentrar em garantir que o programa seja financiado de maneira justa por todos os que usam nossas rodovias”.
Um porta-voz do Uber se recusou a comentar.
Nos primeiros cinco anos do programa, os motoristas do E-ZPass que ganham menos de US$ 50.000 por ano recebem um desconto de 25% a partir da 11ª viagem dentro de um mês. O MTA estima que existam cerca de 16.000 motoristas na área que se qualificariam para essa taxa reduzida, disse Lieber.
Moradores do distrito de Manhattan com renda abaixo de $ 60.000 receberão um crédito fiscal estadual. A revisão final também inclui pedágios noturnos mais baixos do que o MTA projetou em agosto, uma tentativa de encorajar os motoristas de caminhão a pagar a nova taxa em vez de contornar Manhattan e dirigir pelo Bronx.
As autoridades estimam que o plano de pedágio reduzirá a quantidade de veículos diários que entram no distrito em até 20% e ajudará a aumentar o número de passageiros no transporte público, de acordo com a análise ambiental final.
O MTA precisa de pilotos adicionais. Embora o uso do metrô tenha aumentado constantemente desde a baixa da pandemia, o número de passageiros do metrô durante a semana é de cerca de 70% dos níveis de 2019, de acordo com dados do MTA. E o número de passageiros em todo o sistema pode atingir apenas 80% do uso pré-pandêmico até o final de 2026, estima a agência de trânsito.
Embora a governadora de Nova York, Kathy Hochul, apoie o plano, nem todos concordam. O governador de Nova Jersey, Phil Murphy, prometeu interromper sua implementação. Ele acredita que os residentes de Nova Jersey não deveriam pagar pelos problemas de receita do MTA. Os deputados americanos Nicole Malliotakis, republicana do bairro de Staten Island, em Nova York, e Josh Gottheimer, democrata de Nova Jersey, dizem que o preço do congestionamento aumentaria a poluição e o tráfego em seus distritos, acrescentando outro pedágio para seus constituintes.
Lieber disse que a iniciativa de pedágio pode enfrentar ações judiciais.
“Estudamos os cruzamentos de tráfego quase até a Filadélfia, todos os cenários possíveis de qualidade do ar, toda a justiça social e impactos físicos”, disse Lieber. “Tenho certeza de que, se alguém contestar isso, isso se levantará e implementaremos preços de congestionamento para Nova York.”