Motoristas da Uber terão acesso a endereço do destino e preço final da corrida
O aplicativo de corridas de carro Uber (UBER;U1BE34) anunciou nesta terça-feira (5) que passará a exibir o endereço final e o preço das viagens para seus motoristas parceiros antes que aceitem as viagens. A atualização, que já vinha sendo testada em algumas cidades, como São Paulo e Brasília, há cerca de um ano, será implementada em todo país.
Além do endereço completo do destino, os motoristas poderão ter acesso aos valores adicionados ao preço final da corrida quando as taxas dinâmicas estiverem ativas devido à alta demanda. Anteriormente, o cartão de oferta mostrava apenas o multiplicador do ganho final com a viagem.
De acordo com Araceli Almeida, gerente de Operações para Segurança da Uber, a medida tem como objetivo “tornar cada oferta ainda mais clara, fornecendo mais detalhes das viagens que estão sendo solicitadas por meio do aplicativo para que os parceiros possam decidir antecipadamente quais desejam realizar”.
Impactos para o usuário
Com o aumento no preço dos combustíveis, muitos usuários passaram a relatar dificuldades para realizar corridas através de aplicativos de mobilidade, como Uber e 99. Entre as principais reclamações estão o cancelamento recorrente das viagens e a cobrança de taxas indevidas.
Nas redes sociais, internautas relatam insatisfações com os serviços prestados pela Uber.
Mano como eu odeio Uber.
Você pede. O cara não vai, cancela. E eu que sou cobrado? Aí eu tenho que tentar pedir reembolso sendo que o Motorista não foi? Que negócio mal feito. Além de esperar e não ter o serviço ainda preciso gastar tempo pra resolver BO que não era pra ser meu
— DobZ (@TFTmDobZ) April 4, 2022
Em outra publicação, uma usuária afirma que teve sua corrida aceita e cancelada minutos depois, enquanto já aguardava no endereço de origem.
Cansada dos motoristas da @Uber_Brasil aceitarem corrida, pra depois de alguns minutos cancelarem. A gente não é palhaço.
— Bianca Mees (pronuncia Mês) ??♀️? (@BiancaMees) April 6, 2022
Com as atualizações no cartão de oferta dos motoristas, passageiros que vivem em regiões periféricas ou localidades afastadas dos grandes centros urbanos sentem que podem ser diretamente afetados.
Em entrevista ao Money Times, Thamires Oliveira, estudante de engenharia civil e moradora de Paraisópolis, na zona sul de São Paulo, explica que, com as atualizações, realizar uma simples corrida pode se tornar um desafio ainda maior do que já era.
“Geralmente eu tenho que mandar uma mensagem falando para onde eu ‘tô’ indo e de onde eu ‘tô’ saindo. Os motoristas sempre perguntam através das mensagens”, afirmou.
A estudante relata que tem suas corridas canceladas com frequência, e que sempre precisa se deslocar até um endereço secundário para conseguir fazer as solicitações. “Não consigo pegar o Uber na rua da minha casa”.
Para Thamires, as alterações terão um peso significativo na experiência de usuários como ela. Assim como àqueles que realizam apenas viagens entre pontos com uma pequena distância. “Eu já vi motoristas cancelando corridas no momento que o preço aparece na tela”, relatou.
Posicionamento da empresa
Em declaração ao Money Times, o Uber afirmou que desde o início do período de testes das novas atualizações, a empresa observou quedas nos números de cancelamentos de corridas. Além disso, ressaltou que os “motoristas parceiros são independentes e autônomos”.
“Eles contratam o aplicativo para gerar renda e têm autonomia para decidir quando ficam online, bem como para aceitar ou recusar viagens que desejarem, inclusive quando não se sentirem seguros”, afirmaram.
*Matéria atualizada com esclarecimentos fornecidos pela empresa