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Mosaico vê lucro cair mais de 70% no 2º trimestre

17 ago 2021, 9:01 - atualizado em 17 ago 2021, 9:01
Mosaico Buscapé
A receita líquida da Mosaico retraiu quase 20%, de R$ 58,9 milhões para R$ 47,2 milhões em um ano, afetada pela queda de 17,2% no GMV (Imagem: Divulgação/Mosaico)

A Mosaico (MOSI3) teve queda de 73,5% no lucro líquido do segundo trimestre de 2021 ante igual intervalo do ano passado, de acordo com o relatório divulgado pela companhia na noite desta segunda-feira. Dessa forma, o montante caiu de R$ 13,9 milhões para R$ 3,7 milhões. Sob base ajustada, o lucro foi de R$ 4 milhões.

A receita líquida da Mosaico retraiu quase 20% na comparação ano a ano, de R$ 58,9 milhões para R$ 47,2 milhões. A linha foi afetada pela queda de 17,2% no GMV (volume bruto de mercadorias). O indicador atingiu valor de R$ 902,7 milhões no trimestre devido a efeitos de sazonalidade, reabertura do varejo físico e estratégia de redução de compra de tráfego.

A Mosaico destacou que, com sua plataforma completa, irá acelerar a aquisição de tráfego nos próximos meses.

Entre abril e junho de 2021, o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado totalizou R$ 5 milhões, representando queda de 78,1% em relação aos R$ 22,7 milhões reportados um ano antes. A margem Ebitda ajustada contraiu 28 pontos percentuais e chegou a 10,5%.

A Mosaico adicionou no seu portfólio de produtos e serviços o cashback e os cupons de desconto, atraindo um novo perfil de usuário para suas plataformas. A companhia criou uma unidade de serviços financeiros sob a marca Bcash, derivada da marca principal Buscapé, e lançará em outubro um cartão de crédito com cashback.

No trimestre, a Mosaico lançou a plataforma de conteúdo do Buscapé. O Zoom, outro portal de buscas da empresa, já faz esse tipo de serviço desde 2011, quando foi fundado.

De acordo com Clarissa Assumpção, que lidera a nova área, a plataforma traz uma gama variada de informações, como comparativos, reviews, vídeos que mostram o funcionamento do produto e um guia de compras, para ajudar o consumidor na hora de escolher qual o melhor produto.

“Nós não temos compromisso só com o preço, mas também com o consumidor. Queremos que ele tenha a melhor educação possível sobre quais os produtos, serviços e o melhor momento de comprar”, disse a executiva, em entrevista ao Money Times.

No segundo trimestre, a Mosaico registrou queda de mais de 50% no número de visitas totais em suas plataformas, tendo o volume caído para 138,1 milhões. A companhia registrou 21,9 milhões de visitantes únicos e 53,8 milhões de visitas não pagas.

Troca de CEO

A Mosaico anunciou ontem, em fato relevante divulgado ao mercado, a saída de Thiago Colares Flores do cargo de CEO da companhia. Ele será substituído por Maurício Cascão, engenheiro de Sistemas de Comunicação pela École Polytechnique Fédérale de Lausanne, com mestrado em Redes na França e MBA em Finanças nos Estados Unidos. Cascão já trabalhou em empresas como AT&T e Telecom Italia.