Mortes por Covid-19 batem recorde na Índia; Estados impõem lockdowns mais rígidos
A Índia registrou neste sábado o maior número de mortes em um único dia por Covid-19, com casos continuando a crescer e Estados impondo lockdowns mais rígidos.
O ministério da Saúde da Índia registrou 4.187 mortes nas últimas 24 horas, chegando a um total próximo de 240.000. O Instituto de Métricas e Avaliação de Saúde estima que a Índia terá um milhão de mortes por Covid até agosto.
Os casos subiram a 401.078 neste sábado, levando o total desde o começo da pandemia a 21,9 milhões.
Especialistas médicos dizem que os verdadeiros números de casos e mortes por Covid-19 devem ser muito mais altos do que as contagens oficiais.
O Estado de Tamil Nadu, conhecido pelas suas fábricas automotivas como da BMW, Daimler, Hyundai, Ford, Nissan e Renault, afirmou que passaria de um lockdown parcial a um completo na segunda-feira, fechando o transporte público e lojas estatais de venda de álcool.
O vizinho Karnataka estendeu um fechamento total na noite de sexta-feira. A capital do Estado, Bengaluru, é um grande polo tecnológico, sede de escritórios de empresas como Google, Amazon e Cisco.
A Índia ainda não impôs um bloqueio nacional como fez durante sua primeira onda no ano passado, mas cerca de metade de todos os seus Estados impôs um bloqueio total. O resto está em desligamento parcial.