Moraes e ministro da Defesa se reúnem após fase de testes feitos por militares nas urnas
Nesta quarta-feira (31), o ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira e o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Alexandre de Moraes se reuniram em Brasília para discutir a segurança das eleições. O encontro acontece após o período de testes feito pelos militares na urnas eletrônicas.
Em nota, o TSE afirma que “ficou reconhecido o êxito dos testes de verificação das Urnas Eletrônicas e a importância da realização de um evento público com a Comissão de Transparência Eleitoral e as entidades fiscalizadoras para a apresentação desses resultados”.
O evento consiste numa simulação de votação com o objetivo de provar que o voto digitado é o mesmo que será contado. É implementado nas vésperas das eleições, em seções eleitorais sorteadas, que recebem de três a quatro urnas para participar do controle e foi sugerido pela Defesa.
Também foi reafirmado que haverá a divulgação de todos os Boletins de Urna pelo TSE, possibilitando a conferência e totalização dos resultados eleitorais pelos partidos políticos e entidades independentes. Os boletins eram apenas fixados em todas as seções eleitorais, podendo qualquer um fazer a conferência.
A importância da manutenção da realização do Teste de Integridade – que ocorre desde 2002 – como mecanismo eficaz de auditoria foi ressaltada por ambas as áreas técnicas, que apresentarão, em conjunto, a possibilidade de um projeto piloto complementar, utilizando a biometria de eleitores reais em algumas urnas indicadas para o referido teste, conforme sugestão das Forças Armadas no âmbito da Comissão de Transparência Eleitoral.
Siga o Money Times no Facebook!
Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!