Moraes, do TSE, vota em SP e reforça convocação ao eleitores contra abstenção
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, votou na manhã deste domingo (30) na capital paulista. Em rápida declaração após a votação, ele repetiu a convocação feita em pronunciamento nacional ontem à noite (29) para que os eleitores votem neste segundo turno das eleições.
“Vamos diminuir a abstenção e mostrar que o brasileiro e a brasileira querem participar das eleições”, afirmou. Moraes reforçou ainda a lisura das urnas eletrônicas e afirmou que o eleitor e a eleitora querem atestar isso.
No primeiro turno, realizado no início do mês, mais de 32 milhões de eleitores não compareceram para votar, o que resultou em uma abstenção de 20,95%. Foi o maior percentual desde 1998, quando 21,5% do eleitorado não votou.
- SEU SALÁRIO LÍQUIDO PODE MUDAR: Lula e Bolsonaro querem mexer no salário de brasileiros com mudança nos impostos – e isso pode impactar sua renda nos próximos meses. Entenda neste link o que eles querem fazer.
A tendência é de que a taxa de abstenção cresça neste segundo turno. Em 2018, a taxa de abstenção foi de 20,3%.
Depois de votar, o presidente do TSE acompanhou o Teste de Integridade com biometria, na zona sul da cidade. Moraes retorna a Brasília no fim da manhã e, às 14h30, concederá entrevista coletiva no Centro de Divulgação das Eleições (CDE), no pilotis do edifício-sede da Corte Eleitoral.
À noite, também no CDE, ele concederá outra coletiva em que deve anunciar os resultados do segundo turno do pleito, bem como avaliar o dia de trabalho.
Com Lula ou Bolsonaro, poupança e conta corrente estão “comendo” o seu dinheiro sem você perceber – e a situação tende a piorar. Veja como fugir disso clicando aqui.
Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!