Moody’s vê riscos limitados da crise bancária no perfil de crédito dos EUA
A agência de classificação de risco Moody’s disse nesta quarta-feira que espera que os riscos para o perfil de crédito soberano dos Estados Unidos sejam limitados da recente turbulência no setor bancário do país, a menos que as tensões se aprofundem.
O colapso do Silicon Valley Bank e do Signature Bank provocou uma crise de confiança no setor bancário norte-americano, levando a uma corrida bancária em diversos bancos regionais, apesar das autoridades terem lançado medidas emergenciais para fortalecer a confiança.
“A rápida deterioração do ambiente operacional para os bancos regionais dos EUA (Aaa estável) ao longo das duas últimas semanas tem indicado um risco maior no setor bancário do que havíamos considerado anteriormente no perfil de crédito soberano”, disse a Moody’s.
A agência disse que não “espera custos fiscais diretos significativos para o (perfil) soberano decorrentes do atual estresse no setor bancário”. No entanto, enfatizou que se o estresse persistir, pode enfraquecer a solidez econômica e fiscal do país.
Mais cedo neste mês, a Moody’s Investors Service revisou sua perspectiva para o sistema bancário dos EUA de “estável” para “negativa”.