Moody’s corta rating da China e muda perspectiva
A Moody’s cortou a nota de classificação de crédito da China de Aa3 para A1, afirma a agência de classificação de risco em uma nota enviada na noite desta terça-feira (23). A perspectiva da nota passou de estável para negativa. O nível, que era considerado de “grau alto”, agora caiu para “grau médio-alto”.
Segundo Marie Diron e Atsi Sheth, que assinam o documento, o rebaixamento reflete a expectativa de que a força financeira da China vai se deteriorar um pouco nos próximos anos, com a dívida em toda a economia continuando a subir à medida que o crescimento potencial diminui.
“Embora os progressos contínuos nas reformas possam transformar a economia e o sistema financeiro ao longo do tempo, não é provável que impeça um novo aumento substancial da dívida em toda a economia e o consequente aumento dos passivos contingentes para o governo”, explicam.
Ou seja, o perfil de crédito do país terá uma deterioração gradual e que poderá ser contida com as reformas econômicas.
“Os pontos fortes do seu perfil de crédito permitirão que o país permaneça resiliente aos choques negativos, com o crescimento do PIB ainda provavelmente forte comparado com outros, ainda com um espaço considerável para a política apoiar a economia e uma conta de capital amplamente fechada”, ressaltam.
Veja a íntegra da nota: