Montadora estreante colocou valor de mercado de BMW, GM e Ford no bolso, mas prejuízo bilionário preocupa
VinFast (VFS), fabricante de carros elétricos do Vietnã, chegou causando um verdadeiro terremoto na Bolsa de Nova York.
Logo na sua estreia, coroada com uma disparada de 270% das ações, a VinFast alcançou uma capitalização de US$ 85 bilhões. A cifra é superior a figuras tradicionais do mercado automobilístico global, como BMW, Ford e GM.
Segundo analistas do mercado americano, o ímpeto foi causado pelo anúncio da fusão da companhia com uma empresa de aquisição de propósito específico (SPAC), a Black Spade Acquisition Co.
A VinFast sofreu um processo expressivo de correção nos dias seguintes, com as ações caindo pela metade do preço. Mas um novo repique foi registrado na terça-feira (22), quando as ações da fabricante de carros elétricos subiram mais de 100%.
O entusiasmo dos investidores foi renovado após a Agência de Proteção Ambiental dos EUA — regulador ambiental americano — ter dado à montadora uma nota muito maior do que a esperada a cerca da autonomia ambiental do SUV VF 9, o principal veículo da vietnamita no mercado americano.
- Arcabouço fiscal finalmente aprovado: Clique aqui e entenda quais serão os impactos para a economia e para o Ibovespa (IBOV) no Giro do Mercado desta quarta-feira (23). Fique ligado em todas as lives: inscreva-se no canal do Money Times aqui.
VinFast tem planos ambiciosos, enquanto enfrenta
A montadora rival da BMW de carros elétricos faz parte do conglomerado Vingroup, gerida pelo empresário Pham Nhat Vuong e com negócios principalmente nos setores de tecnologia e indústria.
O poder de escala de produção da VinFast é ainda insipiente. A companhia produziu menos que 20 mil veículos no primeiro semestre de 2023.
Nos Estados Unidos, onde entrou recentemente, a empresa fez 2.100 importações; no Canadá, o seu segundo maior mercado das Américas, houve apenas 800 encomendas.
Mas os planos para a companhia vietnamita são ambiciosos. Para competir com as grandes marcas americanas, a VinFast construindo uma fábrica de US$ 4 bilhões na Carolina do Norte. A expectativa é que essa planta comece a operar em 2025 com uma capacidade de produção anual de 150 mil carros elétricos.
Hoje, os modelos da VinFast saem por um preço em linha com os da Tesla. O VF-8 de cinco lugares da VinFast sai por volta dos US$ 46 mil, em comparação aos US$ 47,7 mil do Model Y, da fabricante controlada por Elon Musk.
Apesar do valuation atrativo para os investidores, o mercado de montadoras enfrenta receitas em declínio no primeiro trimestre do ano e um prejuízo acumulado em 2022 de US$ 2,1 bilhões.