Empresas

Montadora chinesa ultrapassa Tesla e avança globalmente (inclusive no Brasil)

03 jan 2024, 16:00 - atualizado em 03 jan 2024, 16:00
byd ultrapassa tesla em vendas
BYD ultrapassa Tesla na venda de carros elétricos. (Divulgação: BYD)

No último trimestre de 2023, a BYD, empresa chinesa, ultrapassou a Tesla, criada por Elon Musk, e avança agora como a maior empresa de carros elétricos do mundo.

A chinesa vendeu 3,2 milhões de carros elétricos em 2023, uma alta de 62% em relação ao ano passado, enquanto a americana comercializou 1,8 milhão, em alta de 38%.

Em uma outra corrida, a de venda de veículos nos quatro trimestres de 2023, a BYD também saiu na frente: vendeu 526.409, enquanto a Tesla alcançou 484.507.

  • OS MELHORES FUNDOS IMOBILIÁRIOS PARA INVESTIR EM JANEIRO: Analista Caio Araujo revela suas recomendações para começar 2024 em busca de bons retornos. Confira no Giro do Mercado: 

Um dos motivos para a diferença de entrega é a oposição de valores entre as duas gigantes do ramo.

Enquanto a chinesa aposta em preços mais baixos, com seu carro elétrico mais barato, o BYD Seagull, sendo ofertado por 73.800 yuans (US$ 10.392 ou R$ 49.174), a empresa de Musk não atua da mesma maneira. O carro mais barato da Tesla tem um preço inicial de 229.900 yuans (US$ 32.375 ou mais de R$ 157 mil).

Os valores mais altos fazem parte do motivo pelo qual a Tesla gera tanto lucro. A empresa depende de apenas dois modelos, o Model Y e o Model 3, para a maior parte de suas vendas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Veículos chineses avançam no mundo todo, inclusive no Brasil

Após ultrapassar países como os Estados Unidos e Alemanha, o oponente da China na liderança de exportação de carros agora é o Japão. Empresas chinesas como BYD e SAIC Motor também batalham contra gigantes conhecidos, como Toyota, Volkswagen e General Motors.

Essa ultrapassagem é explicitada na fala do fundador da BYD, Wang Chuanfu, que em um discurso afirmou que era chegada a hora das marcas chinesas “demolirem a velhas lendas” do mundo dos automóveis.

Com presença forte no mercado interno chinês, a empresa também aposta em outros mercados, especialmente o europeu.

Apesar disso, a BYD também tem olhos para o Brasil. Em outubro, a empresa assumiu um complexo industrial que pertencia à Ford, em Camaçari (BA). Esse é um exemplo físico da substituição de um nome antigo e conhecido por outro, moderno e ainda desconhecido por muitos.

Ainda, a venda de veículos elétricos faz parte de uma campanha estatal. O governo chinês busca realizar investimentos em infraestruturas e subsídios, permitindo a expansão nacional e internacional veículos.

De acordo com a Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis (CAAM), há uma expectativa de crescimento de vendas em 2024 para 11.5 milhões de veículos elétricos, seguindo o crescimento visto no último ano.

Tesla tenta diversificar, mas perde espaço

Após observar General Motors, Hyundai e Ford introduzirem mais veículos elétricos, a Tesla viu sua importância diminuir.  Para contornar isso, Elon Musk tenta agora expandir a mercadoria da Tesla, apostando em caminhonetes revestidas de aço inoxidável, conhecidas por Cybertruck.

Para Adam Jonas, chefe da equipe global de automóveis do Morgan Stanley, o caminho para aquecer o mercado de automóveis é simples: diminuir os preços.

Prevemos que as vendas de automóveis novos nos EUA atingirão 16 milhões de unidades em 2024, um aumento de cerca de 2% em relação à taxa de circulação de novembro de 2023, de 15,7 milhões de unidades. Para alcançar este crescimento, acreditamos que os preços dos automóveis e caminhões precisam decair materialmente”, conclui.