Mercados

Money Times Night Shift: a torneira de retornos

11 fev 2019, 22:43 - atualizado em 11 fev 2019, 22:49

Menores retornos no S&P…

Greg Davis, CIO (Chief Investiment Officer) da Vanguard, que o mercado acionário não manterá os ritmos anuais de ganhos aos quais os investidores tiveram acostumados, desde o mínimo da crise em 2009.

“Se olharmos para os próximos 10 anos, nossas expectativas sobre os mercados acionários norte-americano é de retorno com uma mediana anualizada de cerca de 5%”, declarou a CNBC. “Cinco anos atrás, nós tivemos algo como 8%”, completou, afirmando ainda que “as expectativas claramente vieram abaixo”.

…qual será o destino?

O destino para obter a mediana anualizada de retornos entre 5% e 8% é o x da questão: o fluxo será para os emergentes, pelo princípio de busca de maiores retornos. A questão é: direcionada para renda fixa ou para o mercado acionário? Mais do que isso: para a América do Sul ou para a Ásia?

Tudo caminhando para ser o Brasil

A questão é complexa e favorece o Brasil, dentro da estabilidade da política monetária e da autonomia do Banco Central como autarquia para evitar uma das piores variáveis da Economia: inflação.

Dentro também da maior estabilidade política e credibilidade na comunicação com mercado e com a sociedade do novo governo e do “Dream Team” montado por Guedes.