Moeda comum ou Bitcoin (BTC)? Depende muito de eleições na Argentina
O Brasil e a Argentina estão estudando a criação de uma moeda única. O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva se encontra com Alberto Fernández, presidente da Argentina com quem mantém boa relação nesta segunda-feira (23). Entretanto, o país vizinho passa por suas eleições presidenciais ainda neste ano.
Conforme a imprensa Argentina, o calendário oficial será anunciado no final de março de 2023. Porém, a expectativa é que as eleições tomem lugar em meados de outubro.
A nova moeda seria utilizada apenas em transações comerciais e financeiras entre países do Mercosul para reduzir a dependência dos países latinos ao dólar, que vem pressionando as moedas dos emergentes. O projeto ainda está sendo estudado, mas existe a possibilidade de cair no esquecimento.
Moeda comum ou Bitcoin (BTC)?
Mas há quem considere o Bitcoin como um importante meio de troca. Um dos candidatos à presidência na Argentina e que lidera as pesquisas de intenção de votos é Javier Milei.
Economista e libertário, ele apoiou Jair Bolsonaro nas eleições de 2022 no Brasil. Milei é uma figura polêmica no país e um forte defensor do Bitcoin (BTC).
Em entrevista à imprensa do país, o candidato já chegou a dizer que o Bitcoin é uma resposta natural aos diversos “erros cometidos” pelo Banco Central e o “dinheiro estatal”.
“Bitcoin é a reação natural contra a fraude dos bancos centrais”, disse o candidato após explicar como funciona a tecnologia da criptomoeda.
¿LO VISTE? Javier Milei dijo esta semana que bitcoin es la reacción natural ante la estafa de los bancos centrales 👀
2023 es un año electoral en Argentina y @JMilei es candidato🔥 ¿Estás de acuerdo?#Bitcoin $btc pic.twitter.com/rh3zbvJ4QI
— Sa₿rina / Emprendo Libre® (@CryptoSabri) January 6, 2023
O candidato também vem tecendo duras críticas à moeda comum, e diz que o caminho mais viável seria a dolarização. Milei compartilha em seu perfil oficial do Twitter diversos economistas de direita que zombam da ideia.
“O Mercosul é letra morta. Antes de pensar em uma moeda comum com o Brasil, esse acordo deve ser repensado para que seja realmente de livre comércio. Trabalhemos melhor pela ALCA e pela dolarização”, diz um economista que Milei compartilhou.
El Mercosur es letra muerta. Antes de pensar en una moneda común con Brasil hay que repensar ese acuerdo para que sea realmente de libre comercio. Trabajemos mejor por un ALCA y dolarizacion!
— Adrian Ravier (@AdrianRavier) January 23, 2023
Quem já deu a ideia da moeda comum ser o Bitcoin, de fato, foi Brian Armstron. Armstrong é CEO da corretora Coinbase (COIN), e decidiu opinar sobre o assunto recentemente:
“Fico imaginando se eles considerariam mudar para Bitcoin, essa provavelmente seria a melhor aposta a longo prazo”, comenta ao compartilhar a notícia sobre moeda comum.
Wonder if they would consider moving to Bitcoin – that would probably be the right long term bet https://t.co/6EKJdwcSnO
— Brian Armstrong (@brian_armstrong) January 23, 2023