Serviços

Modernizou: Veja como pagar multas, licenciamento e transferência de veículos via Pix

09 jan 2024, 8:21 - atualizado em 09 jan 2024, 8:21
Carros, Automóveis, Multas, Pix, Pagamentos, Governo, São Paulo, SP
Governo de SP libera pagamentos via Pix em licenciamento e transferência de veículos usados, além de multas de trânsito (Imagem: Kichigin/Canva)

Modernizando e ampliando ao cidadão os meios de pagamento dos tributos, agora, o Governo de São Paulo disponibilizou a opção via PIX para quitar tanto multas, quanto licenciamento antecipado e a transferência de veículos usados.

A operação será feita por meio da geração de um QR Code, obtido do portal da Sefaz-SP (www.fazenda.sp.gov.br).

“A maior vantagem da novidade está na ampliação da rede arrecadadora, que passou a englobar todas as instituições financeiras participantes do PIX, que está na casa de 800”, aponta Samuel Kinoshita, secretário da Fazenda e Planejamento.

Em outubro de 2023, a Sefaz-SP já havia viabilizado o pagamento via PIX para o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), e agora, o Detran-SP entrou no circuito.

10 AÇÕES PARA INVESTIR EM JANEIRO | ONDE BUSCAR LUCROS ATRATIVOS NA BOLSA BRASILEIRA EM 2024

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Multas no Rodízio

Motoristas que forem flagrados circulando no Centro Expandido por radares, policiais ou agentes de trânsito infringindo as regras estão sujeitos à infração média, com 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O valor da multa é de R$ 130,16.

Já em casos de circulação nas faixas exclusivas de ônibus, o motorista ficará sujeito a receber 7 pontos na carteira e pagar uma multa de R$ 293,47.

Como realizar o pagamento por Pix?

Primeiro, acesse o sistema da Secretaria da Fazenda e Planejamento (https://pixipva.fazenda.sp.gov.br/pixipva), efetue o login e selecione o serviço desejado. Após isso, siga o passo a passo para quitar os Débitos pendentes:

  1. Preencha os campos com as informações necessárias; sendo elas o Renavam e placa ou, em alguns serviços, o CPF/CNPJ.
  2. Clicando em “Consultar”, selecione os débitos que deseja quitar e clique em “Pagar via PIX” para a emissão do QR Code.
  3. Em sequência, realize a transferência pelo seu aplicativo do banco, lendo o QR Code, ou utilizando a opção “PIX Copia e Cola”.
  4. Após isso, aguarde alguns minutos e a mensagem “Pagamento Confirmado!” será exibida na tela do sistema da Sefaz.

É importante atentar-se ao direcionamento do pagamento, que deve ser feito à Secretaria da Fazenda e Planejamento, sob o CNPJ 46.377.222/0003-90, em conta do Banco do Brasil.

Compartilhar

Estagiária
Estudante de jornalismo na Universidade São Judas Tadeu, tem habilidades em edição de imagens e vídeos além da paixão pelo meio de comunicações. Estuda inglês e está em busca da fluência.
vitoria.pitanga@moneytimes.com.br
Estudante de jornalismo na Universidade São Judas Tadeu, tem habilidades em edição de imagens e vídeos além da paixão pelo meio de comunicações. Estuda inglês e está em busca da fluência.