Serviços

Modernizou: Veja como pagar multas, licenciamento e transferência de veículos via Pix

09 jan 2024, 8:21 - atualizado em 09 jan 2024, 8:21
Carros, Automóveis, Multas, Pix, Pagamentos, Governo, São Paulo, SP
Governo de SP libera pagamentos via Pix em licenciamento e transferência de veículos usados, além de multas de trânsito (Imagem: Kichigin/Canva)

Modernizando e ampliando ao cidadão os meios de pagamento dos tributos, agora, o Governo de São Paulo disponibilizou a opção via PIX para quitar tanto multas, quanto licenciamento antecipado e a transferência de veículos usados.

A operação será feita por meio da geração de um QR Code, obtido do portal da Sefaz-SP (www.fazenda.sp.gov.br).

“A maior vantagem da novidade está na ampliação da rede arrecadadora, que passou a englobar todas as instituições financeiras participantes do PIX, que está na casa de 800”, aponta Samuel Kinoshita, secretário da Fazenda e Planejamento.

Em outubro de 2023, a Sefaz-SP já havia viabilizado o pagamento via PIX para o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), e agora, o Detran-SP entrou no circuito.

Multas no Rodízio

Motoristas que forem flagrados circulando no Centro Expandido por radares, policiais ou agentes de trânsito infringindo as regras estão sujeitos à infração média, com 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O valor da multa é de R$ 130,16.

Já em casos de circulação nas faixas exclusivas de ônibus, o motorista ficará sujeito a receber 7 pontos na carteira e pagar uma multa de R$ 293,47.

Como realizar o pagamento por Pix?

Primeiro, acesse o sistema da Secretaria da Fazenda e Planejamento (https://pixipva.fazenda.sp.gov.br/pixipva), efetue o login e selecione o serviço desejado. Após isso, siga o passo a passo para quitar os Débitos pendentes:

  1. Preencha os campos com as informações necessárias; sendo elas o Renavam e placa ou, em alguns serviços, o CPF/CNPJ.
  2. Clicando em “Consultar”, selecione os débitos que deseja quitar e clique em “Pagar via PIX” para a emissão do QR Code.
  3. Em sequência, realize a transferência pelo seu aplicativo do banco, lendo o QR Code, ou utilizando a opção “PIX Copia e Cola”.
  4. Após isso, aguarde alguns minutos e a mensagem “Pagamento Confirmado!” será exibida na tela do sistema da Sefaz.

É importante atentar-se ao direcionamento do pagamento, que deve ser feito à Secretaria da Fazenda e Planejamento, sob o CNPJ 46.377.222/0003-90, em conta do Banco do Brasil.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Estagiária
Estudante de jornalismo na Universidade São Judas Tadeu, tem habilidades em edição de imagens e vídeos além da paixão pelo meio de comunicações. Estuda inglês e está em busca da fluência.
vitoria.pitanga@moneytimes.com.br
Linkedin
Estudante de jornalismo na Universidade São Judas Tadeu, tem habilidades em edição de imagens e vídeos além da paixão pelo meio de comunicações. Estuda inglês e está em busca da fluência.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar