Saúde

Moderna prevê 20 milhões de doses de possível vacina contra Covid-19 até o fim do ano

18 set 2020, 17:04 - atualizado em 18 set 2020, 17:04
Moderna
Até quarta-feira, a Moderna havia recrutado 25.296 dos 30 mil participantes planejados para o estudo de estágio avançado (Imagem: Reuters/Brian Snyder)

A Moderna disse nesta sexta-feira que está a caminho de produzir 20 milhões de doses de sua vacina experimental contra coronavírus até o fim do ano, mantendo a meta de preparar entre 500 milhões e um bilhão de doses em 2021.

Vacinas e tratamentos são vistos como essenciais para se controlar a pandemia de Covid-19, que não dá sinais de ceder e já matou mais de 944 mil pessoas em todo o mundo.

Algumas vacinas, incluindo as da Pfizer e da AstraZeneca, também estão sendo testadas em estudos de grande escala.

Até quarta-feira, a Moderna havia recrutado 25.296 dos 30 mil participantes planejados para o estudo de estágio avançado. A empresa trabalha com a suíça Lonza e com a espanhola Rovi para fabricar a vacina fora dos Estados Unidos.

A Moderna firmou um acordo de suprimento de 100 milhões de doses de vacina com os EUA, e encerrou negociações avançadas da vacina com a União Europeia.

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC) prevê que entre 35 milhões e 45 milhões de doses de vacinas das duas primeiras empresas a receberem autorização estarão disponíveis em solo norte-americano até o final de 2020.

A Moderna planeja pedir aval emergencial para uso da vacina em grupos de alto risco se ficar provado que ela é ao menos 70% eficiente, disse seu executivo-chefe à Reuters nesta semana.