AgroTimes

Moagem de cana cai na 2ª quinzena de fevereiro; produção de etanol cresce, diz Unica

14 mar 2022, 11:46 - atualizado em 14 mar 2022, 11:46
cana-de-açúcar
A produção de etanol do centro-sul somou 129,3 milhões de litros na segunda quinzena de fevereiro, alta de 8%, graças à fabricação do biocombustível a partir do milho (Imagem: REUTERS/Paulo Whitaker)

A moagem de cana do centro-sul do Brasil somou 159 mil toneladas na segunda quinzena de fevereiro, queda de 76,18% na comparação anual, com os volumes de processamento ainda pequenos antes do início da nova temporada em 1º de abril, apontou nesta segunda-feira a União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica).

Segundo a associação dos produtores, o processamento neste final da entressafra foi direcionado todo para a fabricação de etanol, cujas vendas do combustível hidratado avançaram em fevereiro ante janeiro, com uma melhora do mercado após perdas pela competitividade da gasolina.

A Unica não registrou fabricação de açúcar no centro-sul do Brasil na segunda quinzena de fevereiro.

A produção de etanol do centro-sul somou 129,3 milhões de litros na segunda quinzena de fevereiro, alta de 8%, graças à fabricação do biocombustível a partir do milho.

Do total produzido, 118,7 milhões de litros foram fabricados a partir do cereal.

As vendas de etanol hidratado (concorrente da gasolina) no mercado interno pelas usinas alcançaram 1,11 bilhão de litros em fevereiro, redução de 28,78% na comparação anual, mas avanço de 26,2% sobre janeiro, mesmo com um menor número de dias do mês passado.

“Esse fato é um indicativo da recuperação do consumo do biocombustível”, disse o diretor técnico da Unica, Antonio de Padua Rodrigues, em nota.

A quantidade comercializada de etanol anidro (misturado à gasolina) no mercado doméstico, por sua vez, registrou variação positiva de 14,56% em fevereiro, com 842,04 milhões de litros, ante 735,02 milhões de litros no ano anterior.

A segunda metade de fevereiro contou com nove unidades produtoras em operação, sendo uma usina de cana-de-açúcar, seis de empresas que produzem etanol a partir do milho e duas unidades “flex”, segundo a Unica.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar